Bem-Estar

Meditar é Melhor que Tirar Férias!

Naqueles momentos de estresse do dia a dia, certamente você já disse ou ouviu a frase: “Estou precisando de férias!”. Essa é a primeira opção na qual pensamos quando bate aquele cansaço e estamos cheios de trabalho. Afinal de contas, o que pode ser melhor do que tirar um bom tempo para relaxar?

Só tem um pequeno problema. Tirar férias ou mesmo um feriado prolongado pode realmente acabar com seu estresse. Mas quando você volta à rotina, com as mesmas situações desafiadoras e os mesmos problemas, o que acontece? Todo o estresse volta! Então, o que fazer? A ciência responde: meditar!

Os efeitos de meditar constantemente

Um estudo, realizado nos EUA, mostrou os benefícios da meditação constante. Os pesquisadores levaram 91 voluntárias para um resort. Elas foram divididas em 3 grupos.

O primeiro era de mulheres que já tinham o hábito de meditar frequentemente; o segundo estava começando na prática; e o terceiro simplesmente “tirou férias”, ou seja, apenas aproveitou o resort durante a pesquisa.

Ao final do período do teste, todos os 3 grupos tiveram uma significativa redução dos níveis de estresse e melhora do humor. Até aqui tudo certo: confirmado que tirar férias realmente te deixa mais relaxado. Os resultados mais interessantes, no entanto, ocorreram nos 10 meses seguintes…

Depois desse período, os pesquisadores voltaram a examinar as mulheres participantes e concluíram que aquelas que prosseguiram meditando melhoraram ainda mais sua sensação de bem estar, mantendo baixos os níveis de estresse e ansiedade. Já aquelas que não tinham o hábito de meditar voltaram aos níveis de antes da estadia no resort.

Resumindo: tirar férias é ótimo, mas como você já deve ter percebido na sua última folga do trabalho, todo o estresse volta se você não mantém uma atitude positiva e toma medidas para manter o bem estar que conquistou.

Os pesquisadores enfatizam que ainda são necessárias mais pesquisas, mas que a experiência mostra que meditar é um ótimo exercício para esse objetivo. Medite e tenha uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Regular meditation more beneficial than vacation. Harvard Health Publishing. 26 October. 2016.
  • Translational Psychiatry volume 6, page e880 (2016)
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER
close-link