Qual o Melhor Tecido para Máscaras Caseiras?

Em meio a essa pandemia, as pessoas estão se virando como podem para se proteger do novo coronavírus. Em muitos locais, o uso de máscaras está se tornando obrigatório. Está é uma medida barata e eficaz de prevenção que realmente deve ser seguida.

Nisso, muitas pessoas se perguntam se a máscara caseira é segura. E principalmente qual será o melhor tecido para confeccionar uma?

Como já comentei por aqui, os pesquisadores atestam que o uso de máscara é mesmo uma boa ideia. Até as de pano, caseiras, podem ajudar, desde que usadas da forma correta. Afinal, de acordo com especialistas, qualquer máscara é melhor do que máscara nenhuma. É algo óbvio que precisamos concordar.

Diante disso, surge a pergunta… Qual o melhor tecido para se confeccionar uma máscara caseira? É possível maximizar a proteção? O que uma pesquisa recente mostra é que sim!

Fazendo sua própria máscara caseira

A principal forma de transmissão do novo coronavírus é pelas gotículas originadas pela fala, tosse ou espirro da pessoa doente. Essas partículas são muito pequenas, nem sempre visíveis, como um aerossol ou spray. A principal função das máscaras é retê-las, para que não entrem em contato com a boca ou nariz do indivíduo saudável.

Assim, pesquisadores da Universidade de Chicago analisaram quais tecidos seriam melhores nessa proteção. Eles usaram uma câmara que produzia aerossóis e um ventilador, que os direcionava para diferentes tipos de tecido, e realizaram vários testes.

Chegou-se à conclusão de que a melhor proteção estava em uma combinação de tecidos. Uma camada de tecido de algodão e outra de chiffon ou seda natural foi capaz de bloquear de 80 a 99% das gotículas respiratórias. Um percentual similar até mesmo ao das máscaras N95, indicadas para os profissionais de saúde!

Segundo o estudo, cada camada age de forma diferente, se complementando. Enquanto o algodão funciona como uma barreira mecânica para as partículas, o chiffon serve como barreira eletrostática. E no caso de não se encontrar chiffon ou seda, um tecido que contenha poliéster também é uma opção com bons resultados.

Os pesquisadores alertam ainda que as máscaras precisam estar bem ajustadas ao rosto, caso contrário, o fator protetor pode diminuir consideravelmente. Então, se você tem produzido suas máscaras em casa, leve em conta essas recomendações. Se não, compartilhe esse artigo com as pessoas que estão produzindo. Todos podemos ajudar de alguma forma nesse momento. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

close-link
close-link