Alimentação

Maravilha Cítrica: 8 Benefícios da Lima

Antigamente, durante as navegações, a lima era muito usada para prevenir o escorbuto entre os marinheiros. Essa doença acontecia devido à deficiência de vitamina C, podendo causar hemorragias e queda da resistência a infecções.

Portanto, você já deve imaginar a boa quantidade dessa vitamina C que existe na lima. Além disso, ela contém antioxidantes como o kaempferol, que inibe a divisão celular de tumores. Ah! E também é rica em lomonóides, que combatem o câncer.

Outro importante dado sobre a lima é que sua concentração de açúcar e frutose é praticamente zero. Por isso, é muito útil em casos de distúrbios metabólicos e uma boa opção para fugir do excesso de açúcares.

Outros benefícios da lima

  1. Tem função antiácida;
  2. Tem ação diurética;
  3. Reduz incidência de doença cardiovascular e câncer;
  4. Alivia dores de artrite;
  5. Evita gripes e resfriados;
  6. Protege contra câncer de pulmão, mama, estômago, cólon e pele;
  7. Tem ação alcalinizante;
  8. Combate os efeitos negativos do açúcar.

Diferenças entre a lima e o limão

Embora seja muito parecida com o limão, a lima tem algumas diferenças fundamentais. A primeira delas, evidentemente, é o gosto inconfundível e diferente do seu “primo” mais verde.

Da mesma forma, o limão tem ação alcalinizante, mas também combate infecções e tem ação anti-inflamatória. Isso ocorre pela presença não só da vitamina C, mas por flavonóides que potencializam a neutralização dos radicais livres.

Há algumas pessoas que acreditam que as limas têm maior rendimento ao se fazer sucos… Seja isso verdade ou não, o que indico é que você não faça sucos de frutas – a não ser que vá tomá-lo sem nenhum doce, o que, no caso tanto da lima quanto do limão, pode ser um tanto quanto azedo…

A melhor opção é usar esses cítricos em sucos verdes. Assim você obtém todos os benefícios e ainda ajuda a dar um sabor a mais ao smoothie, retirando possíveis gostos amargos dos vegetais utilizados.

Confira aqui algumas receitas de smoothies verdes que certamente irão turbinar a sua saúde e aproveite!

Referências bibliográficas:

 

 

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *