Maracujá: Muito Além do Calmante!

O maracujá é uma fruta originária das regiões tropical e subtropical. Seu nome em português é derivado da língua indígena tupi, significando “alimento na cuia” ou “fruto que serve”. O Brasil é seu maior produtor e consumidor, embora esteja presente também em outros países.

É o fruto das plantas do gênero botânico passiflora, conhecido pelas suas propriedades calmantes e consequentemente utilizado em remédios fitoterápicos. Esse tipo de vegetal conta com alcaloides derivados de serotonina e do triptofano, e assim tem o poder de atuar em certos receptores em nosso cérebro. É daí que vem o efeito tranquilizante.

Maracujá, nutrição e saúde

Como você já deve saber, um dos principais problemas do alto consumo de frutas é seu índice glicêmico. O açúcar presente nelas também pode lhe prejudicar, e por isso é importante buscar por opções que tenham um índice menor, como os frutos cítricos.

Um maracujá médio tem cerca de 0,9 g de frutose, pouco mais que os 0,6 g de um limão. Para efeito de comparação, uma manga contém 16,2 g! Ainda assim, é recomendável que você o consuma em smoothies verdes, maximizando o potencial benéfico para seu organismo. Clique aqui para conferir uma lista de receitas.

E tem mais: além do baixo índice glicêmico, uma pesquisa de 2017 concluiu que o piceatannol, uma substância presente na semente dos maracujás, pode ajudar a regular a sensibilidade à insulina. No estudo, homens acima do peso que tomaram piceatannol durante 8 semanas demonstraram melhoras na saúde metabólica.

Vitaminas e minerais

Como outros cítricos, os maracujás têm boa quantidade de vitamina C, que ajuda na prevenção de gripes e resfriados. Também possui boa concentração de vitamina A, do complexo B, ferro, sódio, cálcio e fósforo.

Chama atenção ainda a boa quantidade de magnésio. Um maracujá inteiro tem cerca de 5 mg do mineral. Dentre diversas funções no nosso organismo, o magnésio é um redutor natural de estresse e ansiedade. Como pesquisas recentes indicam que boa parte da população está carente desse mineral, vale a pena estar atento a isso.

Então, coloque o maracujá no seu smoothie! Além de sabor, você ganhará um combo de vitaminas e minerais. Aproveite da forma correta mais essa maravilha tropical que pode turbinar a sua saúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link