Alimentação

Manjericão: o Antibacteriano mais Gostoso que Existe!

Se tem um vegetal com sabor e aroma mais do que especiais, é o manjericão. É realmente algo que não pode faltar na cozinha, realçando as características de qualquer salada, molho, carne, sanduíches… A imaginação é o limite para essa maravilha!

E, como muitos vegetais, além da parte do sabor, ele é incrível para a sua saúde. Parece uma folha pequena, mas quando você descobrir tudo o que há nela, vai se surpreender. E se você quer ficar longe de bactérias, espera só até eu te contar…

Vitaminas e minerais

Vitaminas e minerais não faltam. O manjericão tem, por exemplo, muita vitamina K – importantíssima para a coagulação do sangue. Possui também vitamina C, antioxidante que protege contra gripes e resfriados.

As quantidades de vitamina A e betacaroteno são fundamentais para proteger suas células contra o ataque de radicais livres – moléculas altamente instáveis que surgem a partir das reações químicas do organismo e que, em excesso, podem prejudicar outras moléculas, abrindo espaço para doenças.

Possui também boas quantidades dos seguintes minerais:

  • Magnésio
  • Potássio
  • Manganês
  • Cálcio
  • Fero

Proteção contra bactérias

Agora, há um benefício do manjericão que pouquíssimas pessoas conhecem. Ele tem ação antibacteriana, ou seja, combate bactérias nocivas que poderiam prejudicar o seu organismo.

Ele apresenta muitos flavonóides e óleos voláteis que conferem alta proteção contra bactérias como E. Coli, Pseudômonas, Listeria, Estafilococos e Yersinia enterocolítica. É um guardião poderoso e saboroso!

Outros benefícios do manjericão

Além de tudo o que já foi citado acima, ao colocar o manjericão na sua alimentação diária você conta com:

  • Ação protetora do DNA;
  • Efeito anti-inflamatório;
  • Prevenção de diabetes, doenças vasculares e aterosclerose de distúrbios metabólicos;
  • Luteolina, um poderoso anti-inflamatório natural que protege as células nervosas e ciliares dos seus ouvidos contra danos oxidativos.

Alguns estudos mais recentes também têm mostrado que possui bons efeitos contra os sintomas da tuberculose, sugerindo seu uso como parte em tratamentos para essa finalidade.

Bom, acho que já são motivos de sobra para aproveitar mais ainda o manjericão. Versátil como é, vai ficar fácil acrescentá-lo à sua rotina. Aproveite!

Referências bibliográficas:

Muito Além dos Superalimentos: Mude sua Vida com Supernutrientes. Dr. Wilson Rondó Jr.

https://www.drrondo.com/dicas-naturais-perda-auditiva/

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *