Prevenção

Mais uma Pesquisa mostra Relação entre Apneia do Sono e Alzheimer

Você tem ou conhece alguém que enfrenta problemas com a apneia do sono? Essa é uma condição cada vez mais comum, onde o indivíduo para de respirar enquanto dorme, despertando.

E uma doença que tem também aumentado dia a dia, deixando todos em alerta, é a doença de Alzheimer. Será que pode haver alguma relação entre as duas? Segundo uma nova pesquisa, tudo indica que sim!

O estudo, feito pela Mayo Clinic, nos Estados Unidos, reuniu 288 participantes acima dos 65 anos, que não tinham nenhum tipo de demência. Os pesquisadores perguntaram aos parceiros dessas pessoas se elas, em algum momento do sono, paravam de respirar – ou seja, se tinham apneia do sono.

Depois, eles fizeram tomografias computadorizadas dos cérebros dos participantes. O objetivo era procurar o acúmulo de proteína tau, uma proteína tóxica que, em excesso, forma os emaranhados no cérebro das pessoas com Alzheimer, causando o declínio cognitivo.

Pois bem… Ao todo, 15% dos participantes do estudo tinham apneia, segundo os relatos de seus parceiros durante o sono. E, nessas pessoas, houve um aumento de 4,5% nos níveis de proteína tau no cérebro. Algo realmente preocupante!

Será que a apneia causa o Alzheimer?

Segundo um dos autores do estudo, agora o que resta saber é qual condição causa a outra. Isso porque não foi possível identificar se é a apneia do sono que causa o acúmulo de proteína de tau – e consequentemente a demência…

Ou se o acúmulo da proteína no cérebro é o fator responsável pela apneia do sono. A dúvida é: quem será que veio primeiro? Seja como for, uma coisa é certa: aqueles que tinham apneia tinham maior acúmulo dessa proteína nociva.

Não é a primeira vez

Estudos anteriores já mostraram que apneia do sono poderia estar relacionada ao Alzheimer. Inclusive eu comentei por aqui quando cientistas da Universidade de Nova Iorque avaliaram que a apneia pode ter acelerado o declínio cognitivo de idosos em cerca de 10 anos.

Na época, o estudo mostrou também que esses indivíduos podem desenvolver doença de Alzheimer cinco anos antes do que aqueles que não têm apneia. No caso, os pesquisadores apontaram a interrupção do aporte de oxigênio no cérebro como o grande causador do problema.

Agora, junta-se a isso o acúmulo da proteína tau, algo encontrado frequentemente nas pessoas com Alzheimer. Então, meu amigo, fica a dica: se você tem apneia, procure por um tratamento!

E saiba que além da máscara CPAP existem tratamentos mais naturais que podem ajudar. Também já comentei por aqui, neste outro post. Dê uma olhada e converse com o seu médico. Conter a apneia do sono é primordial para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Mayo Clinic study shows sleep apnea may be tied to increased Alzheimer’s biomarker in brain. Mayo Clinic. 4 mar. 2019
  • Sleep apneia, may speed memory loss, Alzheimer’s ouset. (nbcnews.com)
  • Sleep 2015; 38 (5): 669–675
  • Neurology April 15, 2015
  • Journal of Biological Chemistry June 18, 2012
  • SLEEP 2012; 35(7): 933-940
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *