Saúde

Mais uma Descoberta sobre a Vitamina D e a sua Imunidade

Você já leu por aqui inúmeros benefícios da vitamina D para sua saúde. É justamente por isso que sempre comento também sobre a importância de se tomar sol, fundamental para que essa importante vitamina seja produzida.

Agora, pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, encontraram evidências que demonstram como essa vitamina desempenha seu papel no nosso sistema imunológico.

O estudo foi focado em como a vitamina afeta o mecanismo de ativação das células T, responsáveis, nas pessoas saudáveis, por lutarem contra infecções. São essas mesmas células, entretanto, que atacam o próprio corpo no caso de doenças autoimunes.

A descoberta importante, nesse caso, é que a vitamina D tem a capacidade de aumentar a produção de uma molécula chamada CD31, impedindo a ativação inadequada de células T. O estudo mostra, portanto, porque a deficiência da vitamina pode ter relação com o aparecimento de doenças autoimunes.

Segundo o professor Richard Mellanby, do Centro para Pesquisa de Inflamação da Universidade de Edimburgo:

“O baixo nível de vitamina D tem sido implicado como um fator de risco significativo para o desenvolvimento de várias doenças autoimunes. Nosso estudo revela uma maneira pela qual os metabólitos da vitamina D podem dramaticamente influenciar o sistema imunológico”.

Vitamina D e a sua saúde

Não é só o seu sistema imunológico que precisa dela para o pleno funcionamento. Saiba que dos cerca de 30.000 genes em seu corpo, quase 3.000 deles são afetados por essa vitamina.

Outros estudos mostram que em níveis ideais de vitamina D é possível reduzir o risco de câncer em até 60%, especialmente o de pâncreas, pulmão, ovário, próstata e pele.

Ela também:

  • Melhora sua hipertensão arterial
  • Protege contra a Doenças de Parkinson
  • É importante para saúde óssea e muscular
  • É fundamental para a saúde sexual dos homens, estando bons níveis de vitamina D ligados a também altos níveis de testosterona

Isso só para citar alguns! E como você deve saber, tomar sol é fundamental para a produção dessa importante vitamina. Confira aqui algumas dicas para se expor de forma consciente ao sol e garantir um suprimento adequado dessa maravilha da natureza. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *