Prevenção

Mais de 2 Milhões de Bactérias na sua Geladeira!

Eu sei que você tem se esforçado para manter a higiene na hora de se alimentar. Provavelmente, na sua casa, antes de irem para a panela, os alimentos são bem lavados, não é mesmo? E depois que sua família come, o que sobra vai para a geladeira. Algo comum em todos os lares.

Mas é aí que mora um perigo oculto… Você tem costume de limpar a sua geladeira? Pois é! Muita gente simplesmente se esquece disso, e apesar de ter todo o cuidado com os utensílios de cozinha e com a própria comida, acaba pecando justamente com o lugar onde tudo fica armazenado após o preparo!

Uma pesquisa recente, feita por alunas de biomedicina de uma universidade de Campinas, assustou a todos pela dimensão da contaminação existente nas geladeiras. O estudo avaliou 40 partes diferentes de geladeiras.

E só em uma delas, por exemplo, foram encontrados:

  • 310 mil bactérias e 3,3 mil bolores e leveduras nas maçanetas
  • 520 mil bactérias e 15 mil bolores e leveduras nas prateleiras
  • 270 mil bactérias e 3,8 mil bolores e leveduras nos porta-ovos
  • 610 mil bactérias e 21 mil bolores e leveduras nas gavetas
  • 420 mil bactérias e 1,6 mil bolores e leveduras nas borrachas de vedação da porta

No geral, os pesquisadores encontraram mais de 2 milhões de bactérias e cerca de 44 mil bolores e leveduras. Alguns perigosos, como as bactérias E. coli, S. aureus, K. pneumoniae, Acinetobacter e os fungos Candida albicans e C. krusei.

Agora imagine tudo isso perto dos alimentos que você guarda para consumir depois… Basta apenas um contato e pronto! Você pode desenvolver sérios problemas de saúde!

Limpe sua geladeira!

Os pesquisadores alertam para que você limpe sua geladeira periodicamente. Quando se espera muito tempo para isso, a sujeira – e consequentemente as bactérias e fungos – acabam acumulando.

Uma boa dica é usar solução de bicarbonato, vinagre e água na limpeza interna da geladeira. É importante ainda fazer uma “faxina completa” com certa frequência, lavando partes removíveis – de preferência com água quente e detergente.

E não se esqueça da limpeza externa. Partes como puxadores e maçanetas costumam ter bastante bactérias, que passam para elas através de nossas mãos.

Outros cuidados com a higiene na cozinha

Por ser o ambiente onde você prepara sua comida, a higiene na cozinha é fundamental. Lembre-se também do seguinte:

  • Tome cuidado com as buchas de cozinha. Elas tendem a juntar micro-organismos, pois ficam em local úmido e podem acumular restos de alimento quando você lava as vasilhas. Pesquisas indicam que só nessas buchas podem ser encontradas 82 bilhões de bactérias! Veja aqui algumas dicas para higienizá-las.
  • Higienize corretamente os vegetais. Além de bactérias e germes, aqueles que não são orgânicos podem ter altos níveis de agrotóxicos que precisam ser minimizados. Para isso, veja aqui uma solução natural.

São dicas simples que você pode agregar no seu dia a dia. Quando feitas com frequência, não dão trabalho e ajudam a proteger a saúde da sua família. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *