Mais 1 Benefício da Amamentação (E Não é para o Bebê…)

Talvez você já tenha ouvido falar do quanto a amamentação é importante para a saúde dos bebês.

Mas para as mães, amamentar também é ótimo. Sabia disso? E não só pelos momentos de carinho com a criança. 

Há benefícios de saúde reais pra as mulheres que amamentam, e cada vez mais as pesquisas encontram novos dados que comprovam essa afirmação.

Recentemente, uma pesquisa feita nos Estados Unidos analisou os dados de quase 30 mil mulheres para entender um pouco mais sobre a depressão pós-parto.

Segundo as estatísticas americanas, de 11 a 20% das mulheres passam por isso, o que traz sentimentos de tristeza e ansiedade e aumenta os riscos de outras doenças, como diabetes, AVCs e derrames mais tarde.

O curioso é que essa pesquisa notou uma relação inversa entre amamentação e depressão pós-parto.

Ou seja…

Quanto maior a redução da amamentação, menores os níveis de depressão. 

Além disso, as mulheres que estavam amamentando no momento da coleta de dados tiveram um risco estatisticamente menor de depressão pós-parto do que as mulheres que não estavam amamentando.

Segundo os pesquisadores, esse é um fato importante, pois mostra que o simples ato natural de amamentar se torna protetor também para as mães.

Ainda não se sabe ao certo os mecanismos que levam a isso, mas os dados são claros: amamentar pode ajudar no combate à depressão pós-parto.

Benefícios da amamentação para o seu bebê

Além dos benefícios para a mãe, é claro que devemos sempre nos lembrar do quanto a amamentação é boa para o seu bebê.

Por exemplo…

1 – A amamentação melhora a flora intestinal da criança

Porque bebês que são amamentados pela mãe tem mais bactérias benéficas no intestino, o que aumenta a imunidade e promove a saúde não só na infância, mas durante os anos seguintes.

2 – Reduz o risco de obesidade

Tanto pelas bactérias boas, que ajudam na digestão adequada, quanto pelos açúcares complexos do leite materno, que são ótimos alimentos para essa flora intestinal.

Além disso, a amamentação oferece nutrientes essenciais para estimular o crescimento e imunidade das crianças.

3 – Reduz as alergias

Pois os estudos mostram que bebês que são amamentados pelas mães tem risco muito menor de desenvolverem asmas e alergias. 

Por outro lado, crianças alimentadas apenas com mamadeira, segundo estudos, sofrem mais hospitalizações e problemas gastrointestinais.

4 – Melhora da função cognitiva

As pesquisas também mostram que bebês que são amamentados por pelo menos 9 meses tem desenvolvimento cerebral melhor do que aqueles que não foram amamentados.

5 – Forma crianças mais inteligentes

Estudos mostram que crianças que foram amamentadas quando bebês tendem a se sair melhor em testes de QI.

6 – Redução do risco de morte súbita

Bebês alimentados com mamadeiras apresentam quatro vezes mais risco de síndrome da morte súbita infantil. Por outro lado, a amamentação reduz em até 50% esse risco em todas as idades até a infância.

Portanto, não tenha dúvidas quando à amamentação. Ela é perfeita para os bebês, incrível para as mães e reforça os laços entre ambos.

Amamente!

Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *