Saúde

Longos Tempos sem ir ao Médico? O Resultado pode ser Mortal

Amigo, qual foi a última vez em que você foi ao médico?

Eu sei que você está sempre atento à sua saúde e procurando por informações que podem promovê-la. A prova disso é que está agora aqui em meu site, lendo este texto, tentando superar as expectativas de uma vida saudável – sua busca é pela Supersaúde!

Você também sabe o que eu sempre falo sobre a prevenção ser a melhor medicina e sobre fazer dos alimentoso seu medicamento. Quando se entende isso, já se está a meio caminho de alcançar a meta.

Mas se você de fato me acompanha por aqui, sabe também que sempre falo que em alguns momentos realmente é preciso um tratamento mais direto.

Veja por exemplo os antibióticos… Sabemos que seu uso desregrado pelas pessoas tem causado problemas, criando bactérias resistentes e aumentando os riscos de doenças mortais.

Mas há aqueles momentos agudos em que eles precisam ser usados para fulminar o mal pelo qual se está passando. Sempre, é claro, com o acompanhamento do seu médico de confiança. E é disso que estou falando agora!

Faltar ao médico pode colocar você em risco

Uma pesquisa conjunta feita por universidades do Reino Unido analisou os hábitos de ir ao médico de 500.000 pessoas durante 3 anos, entre 2013 e 2016.

Eles observaram, principalmente, pacientes que faziam algum tipo de acompanhamento preventivo, como no caso de doenças crônicas. O grande problema é que muitas dessas pessoas simplesmente faltavam as consultas de rotina…

Com base nos dados, os pesquisadores concluíram que:

  • Pacientes que tinham mais doenças de longo prazo eram os que mais faltavam consultas. Eles tinham risco substancialmente maior de MORRER no ano seguinte.
  • Pacientes nessas mesmas condições e que perderam duas ou mais consultas anuais tinham 3 vezes mais RISCO DE MORTE por todas as causas, em comparação àqueles que não compareceram às consultas.
  • Pacientes com doenças mentais que perderam mais de 2 consultas por ano tiveram um risco 8 VEZES maior de morte durante o estudo!

Os pesquisadores afirmam aquilo que os resultados ajudam a reforçar que acompanhar sua saúde é a melhor opção para prevenir que a situação piore. Especialmente em casos de doenças crônicas.

Então, se você faz algum tipo de acompanhamento médico, a dica é simples: continue fazendo, não falte às suas consultas de rotina! Este também é um procedimento básico para a prevenção e para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *