Levante da Cadeira e Reduza seu Risco de Câncer!

Você com certeza já ouviu muitos conselhos sobre o sedentarismo. Nós evoluímos nos movimentando na natureza, e quando ficamos parados – como ocorre bastante no mundo moderno – tendemos a ter problemas de saúde. Passamos longas horas sentados na cadeira trabalhando, e mesmo nas profissões que exigem algum tipo de esforço físico, nem sempre ele é o necessário.

Agora, se você é do “time dos sentados”, tenho uma notícia ruim e outra boa para lhe dar…

A notícia ruim

Bom, vamos começar pelo pior para depois amenizarmos a situação. A notícia ruim é que um estudo recente concluiu que quanto mais tempo você passa sentado, mais aumenta seu risco de câncer.

Eu sei que ninguém gosta de ouvir esse tipo de coisa e que é algo que pode gerar certa preocupação. Mas precisamos nos conscientizar! Essa descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Eles pediram para cerca de 8 mil pessoas, que não tinham câncer, usarem um acelerômetro preso ao quadril por uma semana. O objetivo do aparelho era medir a intensidade com a qual essas pessoas se movimentavam.

Esses dados foram coletados, e as pessoas prosseguiram em observação. De todas elas, depois de 5 anos, 268 morreram de câncer. Diante disso, a pesquisa checou os dados e descobriu que o sedentarismo estava diretamente associado a esses casos.

Ou seja: quanto mais tempo parados, maior o risco de câncer – inclusive de MORRER por causa dele! De fato, algo bem preocupante, ainda mais se levarmos em conta nossa rotina tão propensa à falta de exercícios. Mas nem tudo são más notícias…

A boa notícia

A parte boa é que esses resultados deram também uma ideia do que se pode fazer como forma de prevenção. E nem é tanto assim… O estudo demonstrou que a prática de atividades físicas, sejam elas de intensidade leve, moderada ou intensa, atuam como protetoras.

Você não precisa se tornar um atleta olímpico para se proteger do câncer. É claro que aumentar a intensidade das atividades traz outros benefícios de saúde e emagrecimento, sendo algo totalmente recomendável. Mas o que a pesquisa indica é que até mudanças de hábito simples podem ajudar.

Conforme comenta o Dr. Susan Gilchrist, principal autora do estudo, é hora de levantar da cadeira:

“As conversas com meus pacientes sempre começam com o motivo pelo qual eles não têm tempo para se exercitar. Eu digo para eles considerarem ficar em pé por 5 minutos a cada hora no trabalho ou subir as escadas em vez do elevador. Pode não parecer muito, mas este estudo diz que mesmo atividades leves trazem benefícios de proteção contra o câncer.

Nossas descobertas reforçam que é importante ‘sentar menos e se mover mais’ e que incorporar 30 minutos de movimento em sua vida diária pode ajudar a reduzir o risco de morte por câncer”.

20 minutos que podem salvar sua vida

Agora, e se eu te disser que você pode se exercitar de maneira intensa em apenas 20 minutos? Pois é isso mesmo. Como vimos, levantar-se da cadeira já ajuda, mas é possível fazer muito mais em pouco tempo!

Estou falando do treino supra-aeróbico, que eu apresento no meu livro 20 Minutos e Emagreça. É um HIIT que, além de proteger contra o câncer, promove:

  • Aumento da produção do hormônio do crescimento
  • Emagrecimento
  • Ganho de massa magra
  • Pulmões mais saudáveis
  • Melhora do desempenho sexual
  • Melhora da saúde cardíaca
  • Redução de rugas

Tudo isso em apenas 20 minutos! Duvida? Então comece agora e veja os resultados. Clicando aqui você será redirecionado para outro artigo onde explico o passo a passo. O treinamento supra-aeróbico é mais um caminho para uma Supersaúde! Aproveite!

Referências bibliográficas:

  • Susan C. Gilchrist, Virginia J. Howard, Tomi Akinyemiju, Suzanne E. Judd, Mary Cushman, Steven P. Hooker, Keith M. Diaz. Association of Sedentary Behavior With Cancer Mortality in Middle-aged and Older US Adults. JAMA Oncology, 2020; DOI: 10.1001/jamaoncol.2020.2045.
  • University of Texas M. D. Anderson Cancer Center. “Sedentary behavior independently predicts cancer mortality: Replacing sitting time with 30 minutes of activity associated with lower risk of cancer death.” ScienceDaily. ScienceDaily, 18 June 2020.
  • Corridas de Longa Distância podem estar Prejudicando sua Saúde!www.DrRondo.com
  • 20 Minutos e um Cérebro Melhorwww.DrRondo.com
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link