Alimentação

O Lado Obscuro do Limão

Por acaso você é daqueles que gosta de uma fatia ou sumo de limão com a sua água ou chá gelado quando vai a um restaurante?

Você sabe a quanto tempo esse limão já está cortado? Será que o inofensivo sumo foi espremido na hora?

Então você vai ficar chocado com o que eu tenho para lhe contar…

Certamente, você acharia que é extremamente saudável, além de gerar um sabor mais agradável no seu suco, chá ou água. Mas espremer a fruta nessas bebidas, deixando cair diretamente em seu copo, pode ser algo extremamente prejudicial para a sua saúde.

Segundo um estudo, duas em cada três fatias de limão de restaurante testadas apresentaram bactérias causadoras de doenças – incluindo bactérias fecais. Encontrou-se um total de 25 microorganismos diferentes e potencialmente perigosos nas fatias.

Quem garante que os funcionários estão lavando as mãos adequadamente após uma evacuação intestinal? Quem garante que estão usando luvas para manipular esses limões?

Eu não quero desanimá-lo, mas você gosta de jogar roleta russa com a sua saúde?

Será que você deve esquecer esse hábito de usar fatias de limão do restaurante, porque, mais cedo ou mais tarde, poderá ser sorteado com uma contaminação, ficando doente?

Para evitar essa suscetibilidade eu lhe aconselho sempre manter o seu sistema imunológico saudável. Assim, você não fica doente por essas bactérias desonestas, e estará apto a lidar com essa surpresa invisível encontrada nas cascas de limões contaminadas.

Agora que você já sabe como lidar com o problema da contaminação, vou te contar algo igualmente importante: os benefícios do limão!

Importância do limão

Certamente você consome ou ouve falar da importância do limão para a saúde, pois ele contém: ácido cítrico, potássio, vitamina C e bioflavonóides.

Esses nutrientes agem como:

  • melhoraram seus níveis de energia
  • alcalinizam o corpo
  • melhoram a desintoxicação do fígado
  • reduzem a inflamação

Além disso, quando você compra limões, não há necessidade de comprar orgânico, pois a casca deles é muito grossa.

A menos que você consuma a casca (como alguns usam na produção do smoothie).

Uma ótima maneira de usar limões para ajudar com o processo de desintoxicação é espremer um quarto a meio na água todas as manhãs, podendo estar junto com o seu vinagre de maçã ou separado.

Benefícios da água com limão

1) Ajuda a digestão e desintoxicação

A estrutura molecular do suco de limão é similar ao suco gástrico presente no estômago, o que estimula o fígado a produzir bile e colabora na melhor movimentação do bolo fecal. Além disso, água com limão ajuda a aliviar a indigestão.

2) Ajuda o corpo a usar gordura como combustível

O uso regular de água com limão ajuda a queimar gorduras.

3) Colabora no emagrecimento

Aumenta a sensação de saciedade pela presença de pectina.

4) Melhora a energia

Água com limão em jejum estimula o nível energético sem os efeitos adversos que a cafeína gera, pois o limão apresenta íons carregados negativamente, promovendo um efeito de aumentar a energia.

5) Melhora níveis de vitamina C

Como o nosso corpo não produz vitamina C é importante ingerir alimentos ou bebidas, como água com limão, que é rico em vitamina C. Essa vitamina também estimula a produção de glóbulos brancos, vitais para função imunológica, além de proteger contra danos oxidativos.

6) Rejuvenesce a pele e o corpo

Os antioxidantes na água com limão combate agressões por radicais livres, além estimular a síntese de colágeno, essencial na suavização das rugas da face e redução de flacidez de pele.

Referências bibliográficas:

  • Med Clin North Am, 1945;29:706-713.
  • Family Practice Recertification, October 1991;13(10):46-59.
  • Medicine and Sport Science, 1992;35:160-173.
  • J Urol, September, 1996;156:907-909.
  • Journal of Environmental Health December 1, 2007
  • Livro Mude sua vida com os Super Nutrientes.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link