Alimentação

Jabuticaba Faz Bem para a Saúde?

A jabuticaba – ou jaboticaba – é uma fruta originária e típica do Brasil. Tanto é assim que não há nem uma tradução certa de seu nome para outras línguas. Ela às vezes é chamada lá fora de Brazilian grapetree, ou apenas pelo seu nome científico.

Para pessoas de determinadas regiões do nosso país, porém, é amada e tem um sabor especial de infância. Elas se lembram de quando as colhiam direto da árvore entre uma brincadeira e outra com os amigos…

E não é somente essa memória afetiva que faz a fruta ser tão apreciada por aqui. Sua textura, o fato dela “explodir” na boca e seu sabor doce são bastante agradáveis ao paladar.

Agora, em termos de saúde, será que a jabuticaba é uma boa opção? Vejamos…

Vitaminas e minerais na jabuticaba

A principal vitamina presente na jabuticaba é a vitamina C, que como você deve saber, é incrível para prevenção e tratamento de gripes e resfriados. É importante lembrar que nosso corpo não é capaz de sintetizar a vitamina C, e precisamos ingeri-la por meio da alimentação e suplementação.

A jabuticaba possui também vitamina E, ácido fólico, niacina, tiamina e riboflavina. Dentre os minerais, conta com fósforo, ferro, potássio, cobre, manganês, zinco e cálcio.

Mas é na casca que está o grande poder dessa fruta, e ele atende pelo nome de antocianidinas.

As antocianidinas são substâncias que têm propriedades antioxidantes, ajudando no combate aos radicais livres. Estudos também indicam que são incríveis para sua saúde cardiovascular.

Jabuticaba: comer ou não?

Uma questão envolvida na ingestão de jabuticaba é a mesma de outras frutas: embora se trate de um alimento natural, ela contém uma boa quantidade de açúcares. E como sabemos, eles não são bons para sua saúde…

Portanto, se você quiser consumir jabuticaba, o faça preferencialmente em pouca quantidade, e sempre comendo a fruta inteira. A casca, além dos benefícios já comentados, contém boa quantidade de fibras, que ajudarão a contrabalancear esses açúcares.

Agora, a indicação realmente mais saudável para o consumo dessa e de outras frutas é nos smoothies verdes. Juntando-as com vegetais folhosos, batidas em alta potência, você maximiza as fibras e potencializa os benefícios dos ingredientes usados.

Confira algumas ideias de smoothies da sessão de receitas e crie o seu próprio. Que tal usar a jabuticaba em um verdadeiro drink de Supersaúde? É só ser criativo!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *