Já Parou pra Pensar em qual o Sentido da Vida e em como ele Afeta sua Saúde?

Nessa época de fim de ano, muita gente começa a refletir sobre uma questão filosófica tão antiga quanto a humanidade… Qual o sentido da vida? Estou realmente valorizando minha existência? São perguntas que todo mundo já se fez em algum momento…

A verdade é que parece não haver uma resposta definitiva… Afinal, cada pessoa pensa de forma diferente e tem diferentes ideais sobre o sentido da vida. Deixando um pouco de lado agora a parte filosófica, saiba que acreditar e ter um propósito faz a diferença para a saúde e o bem-estar.

Sentido da vida e saúde

Um estudo recente, publicado no Journal of Clinical Psychiatry, descobriu que pessoas que encontram um significado para suas vidas tem melhor estado físico e mental. Já aqueles que ainda buscam esse sentido e dizem não o encontrar, sentem-se mais estressados e tem pior desempenho mental.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade da Califórnia San Diego avaliaram 1.042 adultos entre 21 e 100 anos. Eles responderam a questionários e entrevistas sobre o sentido da vida, falando se acreditavam ou não terem um propósito, ou se já o haviam encontrado. A pesquisa reuniu os dados e concluiu que:

  • Na casa dos 20 anos, ainda há incerteza sobre o sentido da vida ou seu propósito, pois as pessoas ainda estão em dúvidas sobre o futuro, carreira, família etc.
  • Dos 30 aos 50 aumenta essa percepção, na medida que as pessoas solidificam carreiras e relacionamentos.
  • Depois dos 60 e especialmente após a aposentadoria, essa percepção novamente começa a reduzir, e as pessoas tendem a questionar novamente o sentido da vida.

Para os pesquisadores, são dados interessantes, visto que estão diretamente relacionados aos níveis de estresse e bem-estar, fatores fortemente relacionados à saúde. Agora eles querem avaliar se alguns biomarcadores de envelhecimento estão relacionados à percepção sobre o sentido da vida.

E para você, qual é esse sentido? Pense nisso nessa época de reflexão. Cada um tem seu propósito, e tenho certeza que encontrará o seu ao lado das pessoas que ama. Viver bem também é ter uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link