Alimentação

Já Conhecia estes Benefícios Secretos do Alecrim?

O alecrim é uma das muitas ervas aromáticas originárias do Mediterrâneo, utilizado na gastronomia e na medicina popular por séculos. Seu aroma perfuma tudo ao redor e seu gosto característico é incrível em diversos pratos!

E para sua saúde, não podia ser diferente. Ele também é ótimo! Com propriedades antissépticas, antifúngicas e anti-inflamatórias, o alecrim contém:

  • Vitamina A – Fantástica para sua visão.
  • Vitamina C – Potente protetora contra gripes e resfriados, e indispensável para várias funções do organismo.
  • Ácido rosmarínico – Substância com potencial antibacteriano e antioxidante.
  • Manganês – Mineral que também desempenha papel contra a oxidação.
  • Cálcio – Fundamental para a saúde dos ossos.

Há também quantidades menos significativas de vitaminas do complexo B, fibras, cobre e magnésio. Agora, veja algumas condições de saúde que podem ser auxiliadas com outras substâncias presentes nesta super especiaria.

Melhora da saúde auditiva

O alecrim contém luteolina, um poderoso anti-inflamatório e antioxidante natural. Ele é capaz de proteger as células nervosas e ciliares dos seus ouvidos contra danos oxidativos.

Dessa forma, mantém uma boa saúde auditiva e pode inclusive combater a perda da audição. Você encontra a luteolina também em alimentos como orégano, manjericão, salsinha, pimentas, hortelã, limões, azeite de oliva e vegetais crucíferos.

Uma boa escolha para quem toma remédios anticoagulantes

Se você toma remédios anticoagulantes, é provável que seu médico tenha pedido que reduza alimentos ricos em vitamina K, como o espinafre. Isso porque essa vitamina atua na coagulação sanguínea, podendo interferir na ação do medicamento.

O alecrim tem pouca vitamina K, sendo um vegetal indicado para colocar na sua alimentação sem esse temor relativo à coagulação indevida. Outros alimentos com pouca quantidade dessa vitamina são feijões, sementes e tubérculos, como cogumelos crus, grãos cozidos, salmão, linguado, carne de porco, peru sem pele, limão, laranja, amêndoas e gengibre.

Memória e atenção

Em uma pesquisa, cientistas compararam os efeitos do aroma de diferentes óleos essenciais, como os de alecrim e lavanda. Nos testes feitos com voluntários, aqueles que tiveram acesso ao aroma do óleo de alecrim relataram melhor humor.

Além disso, os pesquisadores concluíram que eles ficaram em maior estado de alerta, além de terem incrementado a memória e a performance cognitiva.

Então, se você está procurando por uma especiaria saborosa e ao mesmo tempo saudável, já encontrou. Utilize o alecrim, de preferência fresco e orgânico, e garanta muito sabor e saúde no seu prato!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *