Saúde

Insulina: o Segredo da Boa Saúde e Emagrecimento

Já te deram um milhão de dicas emagrecer… Falaram para comer menos, para evitar gorduras a todo custo e ingerir alimentos totalmente sem gosto e sem graça… Mas o conselho que vou te dar hoje para o emagrecimento e boa saúde é diferente: preste atenção à sua insulina!

Agora você deve estar se perguntando: “insulina não é uma preocupação exclusiva de que tem diabetes? Por que eu deveria me preocupar?”

Ah, meu amigo, você tem SIM que se preocupar muito!

Entendendo a insulina

A insulina é essencial para a sua saúde. É ela que transforma a glicose em energia, para que sejam utilizadas pelas suas células. Ela garante o combustível do seu corpo!

Assim, a insulina regula a quantidade de açúcar no seu sangue – a famosa glicemia. O problema é quando você se alimenta de forma errada… Ao consumir muito carboidrato, grãos (mesmo os integrais) e doces, sua glicemia sobe, obrigando o seu pâncreas a liberar mais e mais insulina.

Essa produção em excesso, com o tempo, faz com que você fique resistente ao hormônio, precisando cada vez de mais. Quando o pâncreas não consegue atender a toda essa demanda, é o que chamamos diabetes. Mas aqui estamos ainda antes dessa fase. Você pode evitá-la! Veja…

Insulina e emagrecimento

Quando você come esses carboidratos, desde os pães até os sucos de frutos, nem sempre toda glicose é utilizada pelas células – afinal de contas, há um limite para isso.

Então a insulina ajuda a guardar essa energia que sobrou… Sabe como? Em forma de gordura! E é aí que você engorda.

Por isso é muito importante otimizar seus níveis de insulina no sangue, o que é feito com uma alimentação correta, diminuição dos carboidratos ao máximo e atividades físicas.

Uma dica que tenho a oferecer é: coma mais gorduras naturais boas, como o óleo de coco, banha de porco, azeite de oliva, ovos, leite e queijo (tudo de animais criados soltos, pastando/ciscando livres).

Assim, seu organismo passa a obter a energia dessas gorduras, e não dos açúcares dos carboidratos. Você fica saciado por mais tempo e não acumula nada na sua barriga nem nas artérias!

Uma vez com a insulina controlada o seu peso diminui, a saúde cardiovascular melhora e o envelhecimento precoce e o risco de câncer reduzem. Mantenha seus níveis de insulina entre 3 e 5. Acima disso, acenda o alerta!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER
close-link