13 Alimentos para Turbinar a sua Imunidade

Em momentos de incerteza e de circulação de novas doenças, precisamos nos preparar aumentando nossa imunidade. Isso não significa que você evitará completamente essas condições de saúde, mas que seu corpo estará capacitado para enfrentá-las e minimizar seus sintomas e consequências.

Como sempre digo, quando fazemos dos alimentos nosso remédio, podemos ter certeza da decisão correta. A natureza pode nos beneficiar – e muito! – mas é preciso fazer as escolhas certas. Confira agora as melhores opções para aumentar sua imunidade!

Lista de alimentos que podem ajudar na sua imunidade:

1 – Cebola: aumenta sua imunidade, combatendo infecções e inflamações.

2 – Alho: da mesma forma que a cebola, é eficaz na hora de combater infecções. Para se ter uma ideia, pesquisas que compararam o alho com alguns remédios para gripe comum encontraram ótimos resultados.

3 – Limão e lima: além de serem fontes incríveis de vitamina C, tem efeito detox e ajudam a alcalinizar o seu organismo.

4 – Cogumelos: usados milenarmente de forma medicinal, fortalecem sua imunidade por serem ricos em proteínas, fibras, vitamina C, vitamina B, cálcio e outros minerais. Além disso, contêm beta-glucan, uma substância com propriedades estimulantes do sistema imunológico. Além do shitake, outros cogumelos, como o reishi e maitake, tem capacidade de modular e aliviar o sistema imunológico.

5 – Caldo de osso: o caldo de osso, produzido a partir de ossos cozidos por longos períodos, é rico em vitaminas, minerais e possui efeito calmante para condições respiratórias.

6 – Vegetais verde-escuros: são também fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes. Uma boa dica é usá-los em smoothies verdes garantindo também uma boa dose de fibras, necessárias para sua flora intestinal – outro importante fator de proteção contra micro-organismos nocivos.

7 – Vinagre de maçã: além de ter grande poder antioxidante, apresenta também efeito contra vírus e bactérias. É usado desde a antiguidade clássica por garantir mais vigor aos trabalhadores. O ideal é o orgânico e não filtrado.

9 – Gengibre: uma das especiarias medicinais mais conhecidas, o gengibre é conhecido por melhorar a imunidade, reduzir inflamação, dor de garganta e dores em geral.

10 – Chocolate escuro: chocolates com 70% de cacau ou mais possuem boa quantidade de teobromina, que melhora a imunidade e protege as células do corpo contra os radicais livres.

11 – Azeite de oliva extravirgem: as pesquisas indicam que um bom azeite de oliva extravirgem também tem propriedades que auxiliam o sistema imunológico. Ele é fonte de gorduras, possuindo inclusive ação anti-inflamatória.

12 – Açafrão: a curcumina, presente no açafrão, também atua melhorando sua imunidade. Além disso, ele tem efeito anti-inflamatório e antioxidante.

13 – Chá verde: uma ótima bebida, com diversos efeitos benéficos para a saúde. No caso do sistema imunológico, os responsáveis pelos benefícios são os flavonoides, substâncias que atuam prevenindo problemas respiratórios.

Com essa lista, certamente você terá informações suficientes para fazer boas compras quando for ao mercado. Fique atento! As escolhas corretas podem fazer a diferença para sua imunidade. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *