Saúde

Hortelã: Alívio Respiratório e Prevenção de Doenças

Certamente você já ouviu falar que um chazinho de hortelã “faz milagres”. Bom, embora não se trate de milagre, e sim da mais pura ciência da natureza, é verdade que a hortelã tem inúmeros benefícios.

Essa planta é originária do oriente, e na verdade existem 25 variedades diferentes de hortelã. O que você vai encontrar nelas, principalmente, são:

  • Vitaminas do complexo B
  • Cálcio
  • Potássio
  • Óleos essenciais
  • Mentol

Essa combinação exclusiva é uma maravilha para a sua saúde. Muita gente, por exemplo, conhece a hortelã por suas propriedades digestivas. Ela reduz desconforto gástrico, cólicas abdominais e melhora o esvaziamento gástrico. Mas tem muito mais…

Hortelã e sistema respiratório

A planta também alivia os sintomas de rinite alérgica. Isso acontece porque ela é capaz de inibir a liberação de histamina, substância de resposta imunológica responsável por esse tipo de reação que ocorre nas alergias.

Também age como expectorante e descongestionante, ideal para aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Além disso, reduz manifestações de asma induzida por agentes químicos.

Energia, prevenção e saúde

Sabe aqueles momentos em que você se sente sem energia e desanimado? Pois é, até nisso a hortelã pode lhe ajudar. Seu perfume aumenta o estado de vigilância, e de quebra promove uma melhora da memória. Fantástico, não é mesmo?

Além de agir como um energizante e tônico que realmente vai lhe dar um gás extra, é uma boa opção para depois de exercícios, pois alivia espasmos musculares e dores.

Também é muito útil com relação ao câncer. Pessoas que fazem quimioterapia geralmente têm náuseas e vômitos, e a hortelã pode ajudar a melhorar esses efeitos colaterais desagradáveis para quem passa por essa situação. Como contém mentol, outro benefício é a prevenção do tumor na próstata.

Como é uma planta fácil de ser cultivada, você pode ter a hortelã em casa, no jardim ou até mesmo em um vaso. Aproveite todos os benefícios! Sua saúde agradece!

Referências bibliográficas:

Muito Além dos Superalimentos: Mude sua Vida com Supernutrientes – Dr. Wilson Rondó Jr.

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *