Homens com vida sedentária e alto consumo de bebidas açucaradas podem estar colocando a vida em risco

Gosto sempre de conversar com vocês sobre a importância dos hábitos saudáveis, especialmente quando se trata de alimentação.

Acredito fortemente que certas mudanças, por menores que elas pareçam ser, são capazes de gerar uma transformação imensa na melhora da sua saúde.

E isso não é apenas uma crença. Isso é um fato que vem sendo estudado, discutido e avaliado por pesquisadores do mundo inteiro.

Inclusive, um estudo recente realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Missouri aborda justamente isso.

Sabemos que a resistência dos vasos sanguíneos à insulina é uma característica comum entre duas doenças que estão entre os terrores do mundo moderno: a obesidade e diabetes tipo 2. Nesse sentido, a pesquisa surge como sendo a primeira evidência em humanos de que mudanças de estilo de vida de curto prazo podem interromper a resposta dos vasos sanguíneos à insulina.

Para chegar à conclusão sobre a importância de modificarmos certos hábitos, os pesquisadores analisaram a resistência vascular à insulina em um grupo composto por 36 jovens saudáveis.

Eles foram expostos a 10 dias de atividade física reduzida, diminuindo de 10 mil para 5 mil o número de passos por dia. Os participantes tiveram que aumentar para seis o número de latas de refrigerantes consumidas por dia.

Entre os homens que participaram do estudo, o estilo de vida sedentário e a alta ingestão de açúcar causaram uma diminuição do fluxo sanguíneo nas pernas. Essa reação é estimulada pela insulina e queda da proteína adropina, responsável por regular a sensibilidade à insulina e age também como um importante biomarcador para doenças cardiovasculares.

Ainda não há indícios – pelo menos não por parte deste estudo – sobre quanto tempo é necessário para que o organismo reverta as alterações vasculares e metabólicas. Mas, saber onde deve estar o foco da mudança já representa grandes avanços.

Mudanças que você já deve começar a fazer se quiser se ver livre da obesidade e da diabetes

Além de retirar bebidas açucaradas do seu cardápio de opções e começar a praticar atividades físicas, você também deve considerar incluir outras mudanças no seu dia a dia.

Você não precisa passar uma parte do seu dia em uma academia ou horas correndo uma maratona. Algo que funciona e dura apenas 20 minutos é o exercício supra-aeróbico, uma atividade que elimina calorias e aumenta o fator de crescimento muscular.

Manter uma dieta na qual a sua energia passa a se basear em gorduras, e não em carboidratos, como é a maioria das dietas modernas também fará toda a diferença. E a dieta keto é a que eu mais indico, pois ela aumenta a saciedade, ajuda no emagrecimento e na prevenção da obesidade.

Insira o vinagre de maçã na sua vida de uma vez por todas. Os cientistas observaram que ingerir vinagre de maçã antes das refeições aumenta a sensibilidade à insulina e reduz a elevação da glicemia, mesmo depois que você come. Esse fator não apenas previne e combate a diabetes, mas reduz o acúmulo de gordura no organismo.

Alie tudo isso a uma boa noite de sono e no escuro. O motivo é que nosso corpo precisa de escuridão total para liberar hormônios importantes para a saúde.

É hora de mudar para viver melhor. Supersaúde!

 

Referências Bibliográficas

– Universidade de Missouri-Columbia. “Estilo de vida sedentário e dieta açucarada são mais prejudiciais para os homens: o estudo envolveu exposição de curto prazo à atividade reduzida e aumento do consumo de açúcar.”

– 50% dos Novos Casos de Diabetes Poderiam ser Evitados? https://drrondo.com/50-dos-novos-casos-de-diabetes-poderiam-ser-evitados

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >