Hipoglicemia: Você Conhece os Sinais?

hipoglicemia

Hipoglicemia é uma condição silenciosa e bastante comum, que na maioria das vezes passa sem ser identificada pelas pessoas.

A sensação de fraqueza, tontura e confusão podem ser os primeiros sinais de hipoglicemia, especialmente se você está fazendo uma dieta nova, ficando muito tempo sem comer ou tendo praticado algumas horas de exercício.

Essa condição é mais frequente nos indivíduos diabéticos, o que acarreta uma redução dramática nos níveis de açúcar no sangue.

Infelizmente, é muito frequente as pessoas não perceberem o que seu corpo está tentando lhe dizer.

Para muitos, a glicose é sua principal fonte de energia, e há casos em que o corpo não consegue regular adequadamente o gasto de glicose, podendo causar hipoglicemia.

Apesar de não ser uma condição perigosa, podem haver complicações extremas, colocando a vida das pessoas em risco.

Nos indivíduos diabéticos, em especial, não diagnosticados ou com diabetes descontrolada, pode causar convulsões e desmaios.

Fatores de risco para a hipoglicemia

• Os pacientes com diabetes têm mais risco de hipoglicemia devido à dificuldade do seu corpo de regular a insulina e a glicose. Isso é mais frequente em pacientes com diabetes tipo 1, devido à sua dependência da insulina sintética. Quando o nível de açúcar no sangue cai para um nível crítico, aumenta o risco de choque insulínico, uma complicação com risco de vida.
  • Muita atividade física. Com uma alimentação inadequada, o excesso de atividade física pode esgotar o açúcar no corpo, levando à hipoglicemia.
  • Pessoas que tenham medo intenso de ganhar peso podem apresentar hipoglicemia.
  • O excesso de consumo de glicose, aliado à alteração da sensibilidade à insulina, pode causar hipoglicemia.
  • Consumo de álcool. O excesso de consumo faz com que o fígado se torne incapaz de liberar glicose na corrente sanguínea para combater a produção de insulina. Com o uso de medicação de insulina, o risco de hipoglicemia é maior.
  • Idosos com diabetes são mais propensos a hipoglicemia, devido à maior dificuldade no diagnóstico. Além do que eles também sofrem com a função renal alterada, que influencia negativamente os níveis de glicose no sangue.
  • Insuficiência renal. Os rins desempenham um papel essencial na regulação da glicose através da gliconeogênese, ou a produção de glicose a partir de aminoácidos. A disfunção renal mantém na circulação a insulina por um tempo mais prolongado, o que diminui ainda mais a quantidade de açúcar no organismo.
  • Tumor no pâncreas que causa aumento da produção de insulina. Eventualmente tumores no fígado também podem causar hipoglicemia pela liberação de fatores semelhantes à insulina.

Sinais e Sintomas de Hipoglicemia

A maioria dos sinais de hipoglicemia podem ser ignorados como nada mais do que um ataque normal de tontura ou náusea.

Caso esses sintomas sejam ignorados ou negligenciados, pode ocorrer piora da hipoglicemia. É importante ficar de olho nos sinais de baixo nível de açúcar no sangue, caso você seja diabético ou suspeita que possa ser hipoglicêmico.

• Nervosismo: Os pacientes podem apresentar aumento de ansiedade quando o açúcar no sangue se torna muito baixo. Nessa condição geralmente ocorrem palpitações cardíacas, sudorese e pele fria e úmida.
  • Fome intensa: Esta é a mensagem mais comum que você precisa de glicose, mas também a mais ignorada.
  • Tremores sem causa aparente em atividades normais.
  • Fraqueza: Pela falta de glicose suficiente para fornecer energia ao corpo, ocorre sensação de cansaço e fadiga.
  • Taquicardias: Pelo baixo nível de açúcar no sangue.
  • No caso das crianças, fica mais difícil de identificar o problema, pois elas têm mais dificuldade de descrever o que estão sentindo. Fique atento a mau humor ou preguiça, choro sem motivo ou fazer birras,além de pele pálida, fraqueza e movimentos lentos

Cuidados do diabético para hipoglicemia

Os indivíduos diagnosticados diabéticos, que usam insulina, precisam entender que esse medicamento pode se tornar uma parte constante de sua vida.

Dessa forma ele pode ajudá-lo a levar uma vida mais normal, sem o medo constante de complicações do diabetes.

Mas devem ficar atentos que essa e outras medicações para diabetes também podem causar hipoglicemia se você não conseguir manter os níveis adequados de glicose no sangue. Fique atento!

• National Eating Disorders Collaboration
  • co.uk, Alcohol and Hypoglycemia
  • eMedicine Health, Low Blood Sugar (Hypoglycemia)
  • JDRF, Type 1 Diabetes LowBlood Sugar Symptoms