Grãos refinados e o risco de doença arterial coronariana prematura

Se você me acompanha aqui já faz um tempo, sabe o quanto eu falo sobre a importância de uma alimentação saudável e livre de alimentos refinados, especialmente quando o assunto é prevenção de doenças cardíacas.

Você também já deve ter me ouvido falar sobre o risco do consumo excessivo de grãos. Se compararmos o impacto metabólico com o benefício de certos grãos e amigos, o resultado pode não ser dos melhores, pois muitos desses alimentos estão carregados de toxinas.

E quando se trata de grãos refinados o problema só aumenta.

Foi o que mostrou um estudo recente que examinou a relação entre diferentes tipos de ingestão de grãos e doença arterial coronariana prematura (PCAD) no Oriente Médio.

Esse estudo descobriu que uma maior ingestão de grãos refinados está associada a um risco aumentado da doença.

Para isso, os pesquisadores recrutaram pessoas (mulheres com idade ≤ 70 e homens ≤ 60) com doença arterial coronariana prematura em hospitais com laboratórios de cateterismo em diferentes cidades e etnias em todo o Irã.

Os participantes foram divididos da seguinte forma:

– pacientes com coronárias normais foram incluídos no grupo controle;

– pacientes com DAC com obstrução igual ou superior a 75% em pelo menos uma única artéria coronária ou ≥ 50% no tronco da coronária esquerda compuseram o grupo caso.

Eles responderam a um questionário de frequência alimentar com o objetivo de avaliar suas dietas, comportamentos alimentares, a associação entre a ingestão de grãos integrais e refinados, e o risco de desenvolvimento da doença coronariana prematura em indivíduos sem diagnóstico prévio de doença cardíaca.

E como resultado, a maior ingestão de grãos refinados foi associada a um risco aumentado de PCAD.

Entendendo a Doença Arterial Coronariana Prematura

Por doença arterial coronariana prematura (PCAD) entende-se o estreitamento aterosclerótico das artérias coronárias em homens com até 55 anos e mulheres até os 65.

Geralmente a doença é assintomática, mas pode levar à dor torácica (angina), bem como ao ataque cardíaco, devido ao desenvolvimento progressivo do estreitamento (estenose) ou à ruptura da placa da parede arterial.

Entre os principais fatores de risco estão:

• Tabagismo;
  • Colesterol;
  • Pressão alta;

A importância de uma alimentação livre de grãos refinados

De acordo com Mohammad Amin Khajavi Gaskarei, MD, do Centro de Pesquisa Cardiovascular de Isfahan e Instituto de Pesquisa Cardiovascular da Universidade de Ciências Médicas de Isfahan em Isfahan, Irã, e principal autor do estudo que avaliou o consumo de grãos refinados, “uma dieta que inclui o consumo de uma grande quantidade grãos não saudáveis e refinados, pode ser considerado semelhante a consumir uma dieta contendo muitos açúcares e óleos não saudáveis”.

A Diretriz de 2019 da ACC/American Heart Association sobre a prevenção primária de doenças cardiovasculares recomenda uma dieta que enfatize a ingestão de vegetais, frutas, legumes, grãos integrais e peixes para diminuir os fatores de risco de doenças cardíacas.

No entanto, recomendo que os grãos representem uma pequena parte da nossa dieta.

Se quisermos ter uma sociedade mais saudável e livre de doenças cardiovasculares – e tantas outras – precisamos ter muita consciência sobre a nossa alimentação. E isso deve começar desde muito cedo, pois os danos que uma dieta rica em alimentos refinados causam são precoces e acometem pessoas cada vez mais jovens.

Fique atento ao que você consome!

Supersaúde!

Referências bibliográficas

Antinutrientes: o lado obscuro dos grãos – https://drrondo.com/antinutrientes-o-lado-obscuro-dos-graos/

Colégio Americano de Cardiologia. “Quais grãos você come podem afetar seu risco de contrair doenças cardíacas mais cedo: um estudo da população iraniana descobriu que comer grãos refinados estava associado ao aumento do risco de doenças cardíacas prematuras e ao consumo de grãos integrais com risco reduzido”. ScienceDaily.