Gramas de Cogumelos Valem Quilos de Cura

No Egito Antigo acreditava-se que os cogumelos proporcionassem uma vida longa e próspera. Já a medicina chinesa também o usou por séculos.

Certamente nem todas as espécies de cogumelos já foram identificadas. Hoje há cerca de 120 mil espécies catalogadas de acordo com a American Society of Microbiology, o que se acredita representar aproximadamente 8% da população de cogumelos.

Apesar de apresentarem um longo uso na história, pode-se dizer que “somente agora” começou-se a explorar os benefícios desses fungos pela medicina ocidental.

E se você está procurando uma maneira de prolongar sua “expectativa de vida e saúde”, de forma que consiga viver uma vida longa, rica e livre de doenças crônicas, certamente estes cogumelos medicinais vão ajudá-lo.

7 Benefícios dos Cogumelos Medicinais

Suas ações para longevidade incluem:

1 – Potentes antioxidantes

Os cogumelos apresentam alta concentração de antioxidantes, bem maior do que outras plantas, como a ergothioneina (ET). Segundo o Journal Molecules, a maior concentração de ET é na mitocôndria, desempenhando, portanto, um papel específico na proteção de componentes mitocondriais (como o DNA) contra danos oxidativos.

Outro antioxidante em abundância é a glutationa, importante na desintoxicação de metais pesados e outros contaminantes.        

Esses antioxidantes, de acordo com cientistas, são protetores contra doenças do envelhecimento, como câncer, Alzheimer e doença cardíaca.

2 – Rica fonte de vitaminas e minerais   

Apresentam alta concentração de nutrientes, fornecendo minerais essenciais como, cálcio, magnésio, manganês, zinco, cobre, selênio e ferro. Além disso, são ricos em potássio, enxofre e vitaminas do complexo B, em especial niacina (B3), riboflavina (B2) e ácido pantotênico (B5).     

Os cogumelos são o único “vegetal” que contém vitamina D, um estimulante imunológico impressionante, com ação anticâncer, depressão, obesidade e doença cardiovascular.

3 – Combate o declínio cognitivo

O consumo de cogumelos na sua alimentação diária pode preservar a sua função cognitiva. O Journal of Alzheimer Disease publicou um estudo aonde adultos que consumiam ao menos duas porções desses fungos por semana reduziram em 43% a probabilidade de desenvolver demência.  

Esse estudo avaliou 663 indivíduos em Cingapura para chegar a essa conclusão.

Certamente esse resultado benéfico é pelo fato desses fungos terem ação  neurotrópica, ou seja, promovem a saúde dos neurônios.  

4 – Anti-inflamatório 

Os cogumelos são carregados de importantes compostos anti-inflamatórios como polissacarídeos, compostos fenólicos e indólicos, micosteroides, ácidos graxos e carotenoides.      

Estes componentes protegem contra o envelhecimento acelerado.

5 – Estimula a imunidade

Oferecem aumento de proteção por conterem especialmente compostos lentinenses, que são um tipo de polissacarídeo ativo que se acredita elevar a função das células T, estimulando interferon, interleuquina e células killer. 

Além disso, os cogumelos agem melhorando a flora bacteriana, o que aumenta a imunidade.    

Um estudo publicado em 2015 avaliou 52 adultos saudáveis que consumiam cerca de 10 g diárias de cogumelos, durante 1 mês. Na avaliação final, os cientistas observaram um aumento da proliferação de células T e natural killers, o que comprova melhora na função imunológica.   

6 – Anticarcinogênico 

Apesar de todos terem esse efeito, fica o destaque para o cogumelo shitake e cordyceps sinensis com maiores atividades antimutagênicas, especialmente beta glucanas, que agem na inibição do crescimento do câncer nas células do pulmão, cólon, pele e fígado.   

Consumir apenas uma colher e meia de cogumelos levou a uma redução de 45% no risco de câncer, de acordo com um estudo recente.   

De acordo com a meta análise realizada por pesquisadores da Pennsylvania State University entre 1996 e 2020, concluiu-se que os indivíduos com maior consumo de cogumelos tiveram o menor risco de qualquer tipo de câncer, em especial o câncer de mama.      

E um desses pesquisadores comentou:

“Cogumelos são uma fonte alimentar riquíssima em ergotioneina, um potente antioxidante e protetor celular. Prover o seu corpo com abundância de antioxidantes pode protegê-lo contra estresse oxidativo e reduzir o risco de câncer”.    

7 – Ativador das mitocôndrias

Cada célula do nosso corpo depende das mitocôndrias, minúsculas usinas de energia. Com o envelhecimento, essas usinas vão ficando inativas pela lesão oxidativa.

Os cogumelos fornecem alta concentração de um aminoácido único que funciona como um antioxidante, chamado de ergotioneína, que elimina os radicais livres e ativa a produção de energia mitocondrial.

Então, aproveite os cogumelos. Com tantos benefícios, eles podem e devem fazer parte da sua alimentação diária.

Supersaúde!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *






















                           Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link