Atividade Física

Fique 30 Minutos a Menos Sentado e Viva Mais

Amigo, deixa eu te fazer uma pergunta… Quanto tempo por dia você passa sentado? Olha, na nossa rotina atualmente, boa parte das pessoas passa por essa situação.

Cada vez mais os trabalhos exigem menos esforço físico, e passamos a maior parte do tempo sentados ou parados. Até mesmo o trabalho no campo, só para citar um exemplo, dia após dia fica automatizado, com os equipamentos fazendo o serviço pesado que antes ficava diretamente nas mãos humanas.

Bom, e para aqueles que trabalham nas cidades, é ainda mais real. As horas no escritório podem estar te levando um tempo precioso de vida… E literalmente aumentando o seu risco de morrer!

Agora, e se eu te dissesse que com apenas 30 minutos diários você pudesse reduzir esses impactos? Pois é isso mesmo. Uma nova pesquisa, feita pelo Centro Médico da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, concluiu que ficar meia hora a menos sentado durante o seu dia reduz o risco de morte em incríveis 35%!

Eles chegaram a esse número após analisarem 8 mil pacientes, entre adultos e idosos, que trocaram meia hora nas quais geralmente permaneciam sentados por qualquer tipo de atividade física, de qualquer intensidade. Porém, quanto mais intenso o exercício, maior a redução do risco de mortalidade.

“Se você tem um emprego ou estilo de vida que envolve ficar muito tempo sentado, você pode diminuir o risco de morte prematura movendo-se com mais frequência, pelo tempo que quiser e conforme sua capacidade permitir -quer isso signifique uma hora de aula de spinning em alta intensidade ou escolhendo atividades de baixa intensidade, como caminhar,” comenta Keith Diaz, um dos autores do estudo.

Que tal o treino supra-aeróbico?

Se você não precisa de tanto tempo assim para se manter mais saudável, que tal otimizar ainda mais sua atividade física? Trata-se do treino supra-aeróbico, que descrevo no meu livro 20 Minutos e Emagreça.

Você pode fazer em qualquer lugar, é muito prático. Veja como:

  1. Durante 3 minutos, você faz o aquecimento, caminhando, e então na sequência aumenta sua intensidade até ficar ofegante por 30 segundos.
  2. Volte a caminhar por 90 segundos e repita o aumento de intensidade, repetindo essa estratégia 8 vezes…
  3. Após isso, é o período de recuperação por cerca de 2 minutos e pronto, o treino acabou. Esse esforço conforme você vai se condicionando, pode e deve ser mais intenso, e quanto mais desafiador for o período de alta intensidade, melhor.
  • Você pode ser exercitar também usando uma máquina elíptica,esteira, bicicleta ou nadando.
  • Quem já pratica uma atividade aeróbica ou exercício resistido, como musculação, ou ainda alongamento, pilates ou ioga, não precisa trocá-lo pelo supra-aeróbico. Não são excludentes.

E nem dura 30 minutos! Então,que tal trocar uma pequena parte do seu dia em que passa sentado ou parado por esse treino? Você vai sentir a diferença. Aproveite!

Referências bibliográficas:

  • Livro 20 Minutos e Emagreça. Editora Gaia
  • Eurekalert. 14 nov. 2019.
  • American Journal of Epidemiology, kwy271
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *