Seu Filho Falta o Jardim da Infância? Cuidado!

Imagina a situação… Está frio, ou chovendo, e seu filho dorme tranquilamente. Em situações como essa, muitos pais e mães pensam: “ele ainda está no jardim da infância, não vai fazer mal faltar a escola…”.

Eu sei que você já passou por isso ou conhece alguém que pensa dessa forma. Os responsáveis pela criança acham que como ela ainda é muito nova, não vai haver muito problema em faltar às vezes…

Mas será que você não está menosprezando a importância do aprendizado nessa idade? Olha, segundo uma pesquisa recente, é preciso ficar de olho na frequência das crianças ao jardim da infância. E talvez você nunca tenha pensado nisso!

Quem falta a escola pode enfrentar problemas na vida adulta

Provavelmente seus pais já lhe disseram que faltar a escola poderia lhe trazer problemas mais tarde. Mas agora, pesquisadores da Ohio State University, nos Estados Unidos, conseguiram reunir dados suficientes para analisar o que de fato acontece com crianças que costumam se ausentar das aulas.

Eles avaliaram os dados de quase 650 estudantes de 10 cidades americanas, que foram acompanhados desde o nascimento até a idade adulta. Os pesquisadores tinham inclusive os dados de suas faltas escolares, desde o jardim da infância até a oitava série.

Quando esses voluntários tinham entre 22 e 23 anos, foram entrevistados sobre como andava suas vidas até então. A partir disso, os pesquisadores chegaram a conclusões interessantes, como:

  • Aqueles que faltavam mais, do jardim da infância até antes da entrada no ensino médio, se tornaram adultos com mais problemas econômicos, como dificuldades em pagar todas as contas, por exemplo;
  • Eles também tinham uma taxa maior de desemprego do que os que faltavam menos às aulas;
  • Além disso, iam mal no ensino médio e tinham maior dificuldade de entrar na faculdade.

Educação: proteção em várias frentes

Essa é mais uma pesquisa que pode ser agregada quando pensamos a saúde das crianças. Afinal de contas, vários estudos já mostram que os estímulos mentais na infância são fundamentais para o resto da vida.

Vemos como é importante pensar em nossos filhos de forma integral. Na chegada da idade adulta, o impacto como um todo de uma boa educação é grande.

Lembre-se: a boa educação no jardim da infância e nas séries subsequentes não se trata apenas de pensar se seu filho será bem sucedido quando ficar mais velho…

Por exemplo: uma pesquisa recente com 700 idosos, que já comentei por aqui, mostrou que aqueles que tiveram mais tempo de estudo durante a infância tinham melhor memória. E como se sabe, boa escolaridade está ligada à proteção contra demências, como a doença de Alzheimer.

Portanto, tudo está interligado. Faltar demais às aulas, mesmo no jardim da infância, pode trazer prejuízos mais tarde – seja social ou mentalmente. Como pais, é nossa responsabilidade pensar nisso. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link