Atividade Física

Exercícios ao Fim do Dia Controlam o Apetite e Não Tiram seu Sono!

Imagine a seguinte situação: você acordou cedo, enfrentou o trânsito e o transporte urbano, trabalhou durante todo o dia, fez compras, buscou os filhos na escola… Enfim, teve um daqueles dias atribulados. E, no fim, ainda precisa arrumar um tempo para os exercícios físicos…

Eu sei que diante desse quadro você pode ficar desanimado, com um pouco de preguiça. Sei também que realmente o cansaço bate à porta, não é mesmo? Mas vou te contar algo que vai te dar um novo ânimo para se exercitar ao fim do dia.

Um estudo recente, feito na Austrália, avaliou homens de meia idade para conferir quais as diferenças entre praticar atividades físicas em diversas horas do dia.

O grupo testado praticou exercícios intensos de manhã (entre 6 e 7h), de tarde (entre 14 e 16h) e no fim da tarde e início da noite (entre 18 e 21h). No período, foram testados seus hormônios relacionados ao apetite e avaliados seu estado do sono. Os pesquisadores concluíram que…

1 – Exercícios no fim do dia e à noite não atrapalham o sono

É comum ouvirmos pessoas relatarem que quando se exercitam no fim do dia, ou mesmo de noite, perdem o sono e ficam revirando na cama.

O estudo simplesmente desbancou esse mito. Não foram encontradas mudanças significativas no sono dos participantes. Fim da desculpa número 1!

2 – Exercitar-se nesses horários pode ajudar a reduzir seu apetite

Tanto as atividades físicas feitas no período da tarde, entre 15 e 16h, quanto aquelas feitas mais à noite, entre 18 e 21h horas, foram relacionadas à diminuição do apetite.

Isso porque esse exercício intenso foi associado a uma redução da grelina, hormônio responsável por estimular a fome. Fantástico, não é mesmo? E um baita estímulo!

Como ainda foi um estudo pequeno, feito apenas com voluntários do sexo masculino de determinada idade, os pesquisadores comentam que esses dados podem também ter influência nos resultados.

Ainda assim, uma coisa é certa: praticar atividade física nesses horários não só não causa nenhum problema para você, mas pode também turbinar seu emagrecimento.

Agora, espero que você deixe a preguiça – e as desculpas – de lado e comece a se mover. Que tal começar com os exercícios supra aeróbicos? Eles são rápidos e trazem resultados incríveis. Não perca tempo! Clique aqui e saiba um pouco mais!

Referências bibliográficas:

  • https://www.drrondo.com/exercicio-1-minuto/
  • 20 Minutos e Emagreça. Dr. Wilson Rondó Jr. Editora Gaia.
  • J Appl Physiol (1985). 2005 Jun;98(6):1985-90
  • Cell Metabolism March 7, 2012: 15(3);405-411
  • Larsen, P. , Marino, F. , Melehan, K. , Guelfi, K. J., Duffield, R. and Skein, M. (2019), Evening highintensity interval exercise does not disrupt sleep or alter energy intake despite changes in acylated ghrelin in middleaged men. Exp Physiol.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *