Atividade Física

Exercícios Ajudam a Evitar Quedas em Idosos

Às vezes a saída mais fácil é a melhor opção. E no caso desse artigo, essa é mais uma bela verdade! Um dos principais riscos para a saúde dos idosos são as quedas. Quem tem um familiar idoso e já passou pelo problema sabe do que eu estou falando!

Por terem aumentado o risco de osteoporose, muitos idosos acabam se lesionando sério por causa de quedas, já que sua mobilidade fica mais reduzida.

Além de áreas como o pulso e coluna correrem risco com os impactos, são nos ossos da bacia onde está o principal perigo. Eles também costumam ser diretamente afetados com as quedas, e como são de difícil recuperação, costumam resultar em grave perda de mobilidade.

Como os exercícios podem reduzir as quedas

Recentemente, uma revisão publicada no Journal of the American Medical Association analisou o resultado de mais de 20 estudos anteriores sobre a prevenção de quedas em idosos.

A maior parte dos participantes das pesquisas faziam atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana. Os benefícios de prevenção eram os mesmos tanto para aqueles que fizessem alguma aula de exercício, rotinas individuais ou fisioterapia.

A conclusão foi que os exercícios são a melhor forma de evitar quedas quando comparados a outros diversos fatores. Ao aumentarem a força dos músculos e o equilíbrio corporal, as atividades mostram-se de grande valia para idosos com 65 anos ou mais.

Exercícios são importantes para todos!

Mas você não precisa nem deve esperar chegar à terceira idade para se exercitar, não é mesmo? Manter-se em atividade desde cedo é o melhor para manter sua individualidade e saúde quando ficar mais velho.

Comece agora a se mexer! Algo que sempre indico é o exercício supra-aeróbico, que você pode fazer em pouco tempo e obter grandes resultados – sem desculpas de falta de tempo para treinar! Clique aqui e saiba como fazer.

Exercite-se agora para evitar quedas e outros problemas – agora e no futuro!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link