Prevenção

Excesso de Peso na Infância e Juventude pode estar Ligado ao Câncer de Pâncreas

Eu sei que já lhe falaram inúmeras vezes para controlar o seu peso e você tem tentado arduamente alcançar esse objetivo. E não é só questão de estética. Quando você se mantém mais magro, sua saúde como um todo também melhora, e evita-se consequências desagradáveis – agora e no futuro. Veja o caso do câncer de pâncreas por exemplo…

Embora esse tipo de câncer não seja tão comum de acontecer, quando ocorre, é extremamente perigoso. E quando digo isso, leia-se: mortal! Pessoas com câncer de pâncreas tem maior risco de morrer, e em menos tempo do que em outros tipos.

Acontece que os pesquisadores têm notado um aumento nos casos ano a ano. Então eles se lembraram de um dado importante… Ao mesmo tempo que essa quantidade de afetados pelo câncer sobe, tem aumentado o peso da população em geral. Será que há uma relação entre as duas coisas?

Excesso de peso em jovens e câncer de pâncreas

Pesquisadores americanos analisaram os dados referentes a 963.317 pessoas que se cadastraram em um programa de prevenção de câncer daquele país, em 1982. Nessa época, participantes de todas as idades relataram seu peso e altura, permitindo o cálculo do índice de massa corporal e a identificação de excesso de peso.

Mais de 30 anos depois, em 2014, os cientistas analisaram novamente as informações e descobriram que 8.354 dessas pessoas morreram de câncer de pâncreas.

Não causou muita surpresa o fato de pessoas com excesso de peso terem maior risco de morte pelo câncer, mas um dado específico chamou a atenção dos cientistas.

Nas pessoas com excesso de peso, esse risco era inversamente proporcional à idade. Em outras palavras: quanto mais jovem a pessoa com excesso de peso, maior o risco de morte por câncer de pâncreas.

Nas palavras do Dr. Eric J. Jacobs, que comandou o estudo:

“Nossos resultados sugerem fortemente que, para parar e eventualmente reverter os recentes aumentos nas taxas de câncer de pâncreas, precisaremos fazer melhor na prevenção do ganho de peso em crianças e adultos jovens, uma conquista que ajudaria a prevenir muitas outras doenças também.”

Tendo em vista que os casos de obesidade têm aumentado entre os mais jovens – e até nas crianças – é algo realmente para se preocupar. Além desse tipo de câncer, há muitas outras doenças e condições que podem ser prevenidas pelo combate à obesidade na juventude.

Portanto, cuide da alimentação de seus filhos agora. Com isso, eles só têm a ganhar. Depois, pode ser tarde demais – e os prejuízos são para a vida toda!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *