Estressado com os Estudos? Seu Pet pode Ajudar!

Todo estudante já passou por isso: semana de provas, muitos trabalhos a fazer, cobranças por bons resultados e uma agenda cheia… Situações que são quase a certeza de um alto nível de estresse… Mas saiba que nessas horas você pode contar com a ajuda do seu pet!

Não, não estou dizendo que seu cachorro ou seu gato vão lhe ajudar com o dever de casa ou o trabalho da faculdade. Muitos até gostariam que isso fosse possível, mas trata-se de outra coisa. Estou falando do bom e velho “apoio moral”, que pode ajudar muito mais do que você imagina!

Muitas universidades dos Estados Unidos têm programas de redução de estresse dos estudantes promovendo seu contato com algum pet. Esse tipo de atividade inspirou pesquisadores da Washington State University a avaliarem os reais efeitos da interação entre universitários e animais de estimação.

249 universitários participaram da pesquisa como voluntários. Alguns tiveram 10 minutos para fazer carinho, brincarem e passearem com os animais, enquanto outros ficaram em uma “lista de espera”. Para medir seus níveis de estresse, foram recolhidas diferentes amostras de saliva durante o dia do experimento.

Os resultados mostraram que aqueles que tiveram contato direto com um pet apresentaram níveis menores de cortisol, o hormônio do estresse, logo após se divertirem com os animais. Segundo a pesquisadora Patricia Pendry:

O que queríamos aprender era se essa exposição ajudaria os alunos a reduzir o estresse de uma maneira menos subjetiva, e foi o que aconteceu – o que é animador, porque a redução dos hormônios do estresse pode, com o tempo, trazer benefícios significativos para a saúde física e mental”.

Seu pet pode lhe ajudar muito mais!

Não é a primeira vez que pesquisas trazem boas notícias sobre animais de estimação. Já ficou comprovado, por exemplo, que os donos de cachorros são menos sedentários, tendo melhores índices de massa muscular, alimentação, pressão, colesterol e glicose. Incrível, não é mesmo?

Além da mencionada melhor nas situações estressantes, há também a prevenção a alergias. Ter um pet em casa, seja ele cão ou gato, pode auxiliar a prevenir alergias em crianças.

Então, se você anda estressado, que tal fazer um carinho ou dar um passeio com o seu amigo? Bem-estar e vida mais leve também são caminhos para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • https://www.drrondo.com/5-atitudes-que-podem-reduzir-alergias-em-criancas/
  • https://www.drrondo.com/ter-um-cachorro-faz-bem-para-o-seu-coracao/
  • Fall T, Lundholm C, Örtqvist AK, et al. Early Exposure to Dogs and Farm Animals and the Risk of Childhood Asthma. JAMA Pediatr. 2015;169(11):e153219.
  • The Journal of pediatrics. February 2011Volume 158, Issue 2, Pages 265–271.e5
  • Wu Y, Luben R, Jones A Dog ownership supports the maintenance of physical activity during poor weather in older English adults: cross-sectional results from the EPIC Norfolk cohort J Epidemiol Community Health 2017;71:905-911.
  • Patricia Pendry, Jaymie L. Vandagriff. Animal Visitation Program (AVP) Reduces Cortisol Levels of University Students: A Randomized Controlled Trial. AERA Open, 2019; 5 (2): 233285841985259 DOI: 10.1177/2332858419852592
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link