Envelhecimento

O que é e o que pode ser feito para minimizar seus efeitos.

As pessoas tem conceitos diferentes da palavra “envelhecer”. As definições dos indivíduos podem incluir conceitos tanto pessoais como os das esposas e Pais. Para a maioria, envelhecer é relacionado com doenças, males da idade, disfunções físicas e mentais. Alguns adolescentes pensam que envelhecer abrange termos de responsabilidade, maturidade, independência e até, morte.

Existem soluções para o envelhecimento? O que pode ser feito para retardar ou prevenir o envelhecimento ? Felizmente, durante os anos recentes, as pesquisas sobre o envelhecimento produziram resultados positivos para melhorar a saúde e promover longevidade para os idosos. Os fatores associados ao envelhecimento são:

-identificar fatores genéticos e do meio ambiente associados com processo de envelhecimento;

-genes isolados que, acredita-se, serem responsáveis pelas doenças;

-encontrar meios de prevenção;

-caracterizar fatores responsáveis em influenciar o aparecimento do câncer;

-entender a importância da nutrição na prevenção de doenças crônicas desta faixa etária.

As perspectivas de vida nos países desenvolvidos atinge hoje a faixa de 76 à 79 anos, 6 à 9 anos menos que o limite considerado para o envelhecimento. Envelhecer é o acúmulo de mudanças no organismo que aumentam o risco de vida. As modificações são atribuídas ao desenvolvimento, defeitos genéticos, o meio ambiente, doenças e o maior contribuidor, o processo de envelhecimento inato…

Em 1954 a teoria dos radicais livres de envelhecimento, propôs que o envelhecimento é causado por reações dos radicais livres. O suporte para esta teoria é hoje extenso. Existe um consenso crescente que a teoria é correta que nos mamíferos, envelhecer é o acúmulo de modificações arrasadoras produzidas pelos radicais livres, a maioria das vezes iniciada por mitocondria (aumentando com a idade, enquanto a expansão do tempo de vida depende dos danos da mitocondria).

Estudos baseados na teoria dos radicais livres de envelhecimento sugere que a vida pode ser estendida na natalidade, de 3 a 5 anos e isso pode ser alcançado controlando:

-o peso;

-dieta saudável para diminuir a ação dos radicais livres;

-suplementação com 1 ou mais Antioxidantes, por ex. o beta-caroteno, vitamina C e E;

-empregar medidas para diminuição do acúmulo de metais pesados no organismo capazes de iniciarem reações adversas de radicais livres as quais são capazes de prejudicarem a atividade de algumas enzimas.

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >