Saúde

Encontraram Ginastas Contaminados com Produtos Químicos de Colchão!

À primeira vista, você pode ter achado estranho o título desse artigo. Afinal de contas, como os ginastas teriam sido contaminados com químicos? Ainda mais vindo de algum colchão! Calma, quando eu explicar, você verá que tudo faz sentido!

Faz pouco tempo eu falei por aqui do risco que o seu colchão pode trazer para sua saúde. O principal problema são os produtos químicos usados como retardantes de chamas, como o bromo, que pode causar estragos na sua tireoide, levando a hipotireoidismo e queda do iodo.

Essas substâncias simulam o hormônio estrogênio, que seu corpo assimila, desequilibrando seus hormônios verdadeiros. De fato, um grande prejuízo para sua saúde!

Agora você me pergunta… O que os ginastas têm a ver com isso?

Amigo, já viu um ginásio de treinamento de ginastas, onde eles ensaiam todos aqueles movimentos, rolamentos, quedas… Onde eles caem? Isso mesmo! Em enormes colchões de espuma de poliuretano!

Pesquisadores dos Estados Unidos concluíram que esses ginásios se transformam em um ambiente interno altamente poluído. Os químicos que se desprendem dos colchões podem ser inalados ou até entrar pela pele dos atletas.

Eles encontraram simplesmente 6 vezes mais níveis desses químicos em jovens ginastas do que aqueles que não frequentavam esse ambiente. Algo muito sério e que deve ser considerado.

Segundo a epidemiologista Courtney Carignan, da Michigan State University, que também foi ginasta:

“Ginastas estão particularmente em risco porque grande parte de seu treinamento acontece durante a infância e adolescência, quando seus corpos estão em desenvolvimento e são vulneráveis a exposições químicas.

E atletas e treinadores competitivos podem ter níveis mais altos desses produtos químicos em seus corpos do que ginastas recreativas, porque passam mais tempo no ginásio”.  

Com isso, o estudo indica que sejam desenvolvidos colchões para o treinamento de atletas que não tenham esse tipo de substância.

Cuidado com seu colchão!

Essa pesquisa é mais uma prova de que o seu colchão pode estar prejudicando sua saúde. O poliuretano tóxico com retardante de chamas que está contaminando os ginastas são os mesmos do seu colchão.

Se possível, opte por algum feito com matéria prima natural, de preferência orgânica. Sei que é algo difícil de conseguir, mas é sua melhor proteção contra o problema.

Há também algumas opções naturais e suplementos que podem lhe ajudar a desintoxicar seu corpo. Para saber quais são, é só conferir este outro artigo. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Dembsey, N.A., F.M. Brokaw, H.M. Stapleton, R.E. Dodson, J. Onasch, E. Jazan, C.C. Carignan. 2019. Intervention to Reduce Gymnast Exposure to Flame Retardants from Pit Foam: A Case Study. Environment International.
  • Endocr Rev. 2009;30(4): 293–342.
  • Environ Health Perspect. 2008;116(5):A210-A213.
  • Environ Health Perspect. 2015;123(3):A56-A63.
  • Cornell University. “Methyl Bromide.” http://pmep.cce.cornell.edu/profiles/extoxnet/haloxyfop-methylparathion/methyl-bromide-ext.html. Accessed Nov. 28, 2018.
  • https://www.drrondo.com/sera-que-seu-colchao-esta-te-engordando/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *