Eles Descobriram os 13 Sentimentos Ligados à Música

Você já ouviu falar que a música é uma linguagem universal e que ela desperta os mais variados sentimentos? Todos que apreciam um bom som sabem do que estou falando. As músicas podem nos despertar alegria, nos lembrar de pessoas especiais ou até nos fazer sofrer…

Mas será que é assim em diferentes culturas? Pesquisadores da Universidade de Califórnia fizeram uma extensa pesquisa para descobrir. Eles avaliaram cerca de 2.500 pessoas em dois contextos completamente diferentes: os Estados Unidos e a China.

Suas respostas emocionais a diferentes gêneros de músicas foram catalogadas e o estudo chegou a 13 sentimentos indicados pelos participantes, mesmo em países culturalmente diversos. São eles:

  1. diversão
  2. alegria
  3. erotismo
  4. beleza
  5. relaxamento
  6. tristeza
  7. devaneio
  8. triunfo
  9. ansiedade
  10. medo
  11. aborrecimento
  12. desafio
  13. força

Os voluntários ligaram as sensações de certas músicas aos seus contextos – por exemplo, a trilha sonora do filme Tubarão provocava medo – mas outros sons que não eram relacionados a filmes provocaram as mesmas sensações, tanto nos americanos quanto nos chineses.

Os pesquisadores acreditam que essa descoberta possa ser aplicada em tratamentos psicológicos e psiquiátricos, onde se precisa lidar com certos sentimentos. E é sempre positivo quando se trata de buscar abordagens que não lidem exclusivamente com drogas químicas.

Música para os seus ouvidos e sua saúde

A pesquisa prova o que muitos de nós já percebemos: os sons podem nos ajudar de diversas formas, seja para manter o foco, relaxar ou se sentir bem de diferentes maneiras. Porém, a música vai ainda mais fundo na nossa saúde.

Pesquisas já mostraram que sons especiais podem ajudar no desenvolvimento de bebês que nasceram prematuros e que a música clássica é capaz de reduzir dor e inflamação. Fantástico, não é mesmo? Além disso, já se sabe que a música:

  • Combate estresse e ansiedade
  • Melhora o humor
  • Melhora o sono
  • Melhora performance em exercícios físicos
  • Combate a depressão
  • Combate dores
  • Melhora a imunidade
  • Melhora habilidades visuais e motoras em crianças

Portanto, escolha sabiamente aquilo que você escuta. Lembre-se que suas emoções estão diretamente ligadas ao seu estado físico, e uma boa playlist pode ajudá-lo a alcançar uma Supersaúde! Agora, aumente o volume!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link