Infantil

Ecologia Intestinal dos Bebês tem Influência para a Vida Toda!

Hoje você certamente sabe da importância de manter uma flora intestinal saudável. Ela é primordial se quisermos nos manter longe de doenças e também nos ajuda a manter um peso saudável. Mas já parou para pensar na ecologia intestinal dos bebês? Sabe o quanto ela também é importante?

Pois é… Em diversos aspectos, a saúde dos primeiros meses de vida traz resultados para o indivíduo anos e até décadas mais tarde. E nesse caso não é diferente…

Pesquisadores de uma universidade finlandesa analisaram a flora intestinal de 303 bebês com cerca de 2 meses e meio. Eles concluíram que a diversidade de bactérias no trato intestinal das crianças tinha relação direta com seu temperamento.

É uma relação interessante: quanto mais diversa era a ecologia intestinal dos bebês, menores as reações emotivas negativas, como o medo. Como já se sabia anteriormente, esse tipo de emoção nessa fase está ligado a maior risco de depressão nas próximas etapas da vida.

Segundo a Dra. Anna Aatsinki: “Foi interessante, por exemplo, que o gênero Bifidobacterium, incluindo várias bactérias do ácido lático, estivesse associado a emoções positivas mais altas em bebês. A emocionalidade positiva é a tendência a experimentar e expressar felicidade e prazer, e também pode ser um sinal de uma personalidade extrovertida mais tarde na vida”.

Pois é, meu amigo… Até no início da vida, as boas bactérias do intestino são importantes. Na verdade, essa pesquisa mostra que são fundamentais para o resto de nossas vidas!

Mas agora você deve estar se perguntando: “o que fazer para que meu bebê tenha esses benefícios?” A resposta já sabemos…

Aleitamento materno e ecologia intestinal dos bebês

Sim, é isso mesmo! A primeira coisa necessária é entender qual a melhor alimentação para os pequenos. Trata-se do leite materno, sua comida natural, preparada especialmente para eles.

Evitando fórmulas prontas já se garantirá uma alimentação totalmente saudável. Pesquisas mostram, inclusive, que o contato entre bebê e mãe reduz os níveis de estresse da criança.

Além disso, o leite materno está associado a controle de peso nas outras fases da vida, melhor desenvolvimento da inteligência e diminuição de alergias. O que poderia ser melhor? É por essas e outras que a amamentação é fundamental para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *