Alimentação

É Isto que Está Arruinando o seu Açaí!

O açaí sempre foi um alimento típico da região norte do país. Mas, de uns tempos pra cá, virou uma verdadeira mania nacional. Onde quer que você vá há lanchonetes que servem o açaí das mais diferentes formas, com uma combinação infinita de acompanhamentos.

Ele é realmente uma fruta muito benéfica, praticamente uma lenda amazônica. Pra você ter uma ideia, contém 10 vezes mais antioxidantes que as uvas e o dobro das blueberries. Além disso, tem:

  • Ferro
  • Cálcio
  • Potássio
  • Vitaminas A, B1, B2, B3, C e E
  • Antocianidinas, como o resvertraol, do vinho tinto
  • Ácido graxo monoinsaturado, como o presente no azeite de oliva
  • Muitas fibras

Por tudo isso, ele ajuda a prevenir artrite e outros processos de inflamação, previne doenças neurológicas, alergias, ajuda na imunidade e no aumento de energia.

Então, o que pode arruinar o seu açaí?

Lembra que no começo do artigo comentei que hoje ele é encontrado em todos os lugares com diversos acompanhamentos? É aí que está o problema!

Tradicionalmente, principalmente no Pará, o açaí é usado para acompanhar as refeições, como peixes e carnes. Esse açaí, ao natural, geralmente não contém açúcar, é a super saudável polpa da fruta, com todos seus benefícios.

E nas lanchonetes, o que acontece?

O açaí é misturado com uma quantidade imensa de açúcares, como o xarope de guaraná, frutas com alto teor de frutose e até outros doces, como o leite condensado.

Para completar, muita gente coloca granola, uma mistura de grãos e óleos não saudáveis – também adocicada! – que, como já ficou comprovado, faz mais mal que bem (clique para saber mais sobre isso).

Tudo isso prejudica a sua sensibilidade à insulina, aumenta o risco cardiovascular, de diabetes e todas as outras doenças que afligem o mundo moderno. Essa mistura acaba transformando o magnífico açaí em um verdadeiro pesadelo!

Então, que tal deixar de lado essa “versão junk food” e optar pelo açaí puro à moda paraense? Assim você fica só com os benefícios da fruta, e ainda aproveita para saborear um bom peixe ou carne. Isso sim, um combo de Supersaúde!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link