Saúde

É isto o que Frituras em Óleo Vegetal podem Causar!

Aqueles que acompanham os artigos aqui do site já estão habituados ao que sempre falo sobre as gorduras. Elas devem ser a base da sua alimentação, fornecendo a energia necessária às suas atividades diárias. Mas tudo depende do tipo de gordura que você come e do óleo que usa para cozinhar.

Gorduras naturas boas, como a manteiga feita com leite de animais criados a pasto, óleo de coco, azeite de oliva, banha de porco e bacon são incríveis quando usadas da forma certa: substituindo os alimentos ricos em carboidratos.

É a chamada dieta keto, na qual se enfatiza esse tipo de gordura, proteína em moderação e vegetais. Carboidratos? Devem ser praticamente zero. Mas muito gente faz exatamente o oposto. E o pior… Consome alimentos fritos com óleo vegetal! Fuja desse tipo de comida!

Novos e antigos problema com o óleo vegetal

Os óleos vegetais, como é o caso dos óleos de de soja, milho, algodão e canola, começaram a ser usados na década de 10 do século XX. A partir daí nossa saúde começou a decair assustadoramente. Ao serem usadas, estas gorduras hidrogenadas e poli-insaturadas geram compostos desfavoráveis, como as gorduras trans, que aumentam o seu risco cardíaco.

Além disso, podem desencadear doenças como:

  • Câncer de pulmão
  • Doença de Alzheimer
  • Problemas imunológicos
  • Lesão gástrica

E as novidades ruins não param por aí, pois com a engenharia genética, o uso de grãos transgênicos é cada vez maior. Óleos vegetais feitos com esse tipo de grão são ainda mais perigosos. Veja, por exemplo, o que uma nova pesquisa descobriu…

Óleos vegetais e câncer de cólon

Pesquisadores da Universidade de Massachusetts alimentaram ratos de laboratório com óleo vegetal de frituras. Eles utilizaram óleo de canola, onde fritaram alguns bolinhos… Algo muito comum na alimentação de grande parte das pessoas.

Eles puderam concluir que os animais que foram alimentados com o óleo tiveram aumento da porosidade dos intestinos, o que permite que bactérias e toxinas cheguem mais facilmente à corrente sanguínea.

Além disso, aumentou os processos inflamatórios no cólon e nos animais com câncer de cólon, simplesmente dobrou o tamanho dos tumores. Os pesquisadores afirmam que não querem passar a mensagem de que as frituras com óleo vegetal causam câncer de cólon, mas que pessoas que já enfrentam problemas nessa parte dos intestinos devem ficar atentas… Bom, depois de saber disso – e de todas as outras notícias sobre esse tipo de óleo – você vai continuar comendo?

Acho que sei a sua resposta, e é claro que você também precisa de uma opção saudável para cozinhar. Por isso, preparei um post especial falando um pouco mais sobre os perigos do óleo vegetal e os óleos naturais bons que podem ser colocados na sua alimentação. É só clicar aqui para ler. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *