Durante a Gravidez, Nenhum Drink!

Tem alguns conselhos que parecem óbvios, pois já foram ditos milhares de vezes. Mas, mesmo assim, nem sempre eles são seguidos. O motivo disso são aquelas famosas justificativas como: “mas é só um pouquinho” ou “uma vez só não vai fazer mal” … Um exemplo disso é o caso da bebida durante a gravidez.

Por incrível que pareça, há mães que ainda consomem alguma dose de bebida durante o período. Pode ser em alguma festa ou ocasião especial de comemoração… E acaba-se usando as justificativas que citei acima.

Porém, uma pesquisa recente feita pela Universidade de Queensland, na Austrália, mostrou mesmo esse consumo esporádico pode ser um risco. No estudo, foram dadas pequenas doses de álcool a ratas que esperavam filhotes em dois dias durante a gravidez.

O objetivo dos pesquisadores era simular eventos em que grávidas bebem pequenas doses, como festas e comemorações. A descoberta dos pesquisadores foi surpreendente…

Álcool durante a gravidez e diabetes

O estudo concluiu que os ratos machos, filhos das fêmeas que beberam somente nessas ocasiões, mostraram sinais de que poderiam se tornar diabéticos.

Mesmo com as baixíssimas concentrações de álcool no sangue das ratas prenhes, somente 0,05%, os filhotes apresentaram níveis de insulina mais altos que o normal. Segundo os pesquisadores, o fato de o problema ter ocorrido nos filhotes machos tem relação com a diferença de adaptação da placenta para fetos dos diferentes sexos.

Segundo a Dra. Lisa Akison, uma das responsáveis pelo estudo: “Mais pesquisas são necessárias para estabelecer qualquer ligação definitiva entre o álcool e a resistência à insulina em humanos. Mas este estudo sugere que mesmo uma pequena quantidade de álcool durante a gravidez pode ser prejudicial, por isso, se você planeja engravidar, pode ser prudente não beber. Famílias, parceiros e amigos devem apoiar a escolha da mulher de não beber álcool durante a gravidez.”

Portanto, se você é gestante, vale a pena levar o conselho à risca: evite quaisquer doses de álcool. Procure também se alimentar corretamente e evitar outros hábitos prejudiciais, como o cigarro. Aqui você confere uma lista de outras informações importantes para essa fase. Garanta uma Supersaúde para você e para o seu filho!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link