Saúde

Dormir Pouco pode Deixar Você Desidratado

Deixa eu te fazer uma pergunta… Quantas horas por noite você dorme? Se você acha que dormir um pouco a menos não faz tanta diferença, sinto informar que está muito enganado!

Quando perdermos horas de sono, nosso organismo é prejudicado de inúmeras formas. O seu organismo não consegue fazer a “faxina” necessária durante a mudança do dia, e além disso você pode literalmente ficar mais velho antecipadamente…

É porque ao dormir pouco ocorrem danos ao seu DNA, aumentando a velocidade do envelhecimento biológico.Os telômeros, que estão na extremidade dos seus cromossomos, se encurtam a cada divisão celular.

Quando você dorme bem, eles são mais preservados. Mas quando dorme mal, o processo é acelerado, e o tempo “passa mais rápido” para você… Aumentando também o risco de doenças cardíacas, câncer e outros problemas consequentes.

Complicado, não é? Então espera só até você ver o que pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram…

Sono e desidratação

O estudo comparou o sono de 20 mil norte-americanos e chineses. Eles descobriram que aqueles que dormiam 6 horas ou menos tinham 59% de risco de desidratação, quando comparados com aqueles que dormiam pelo menos 8 horas por noite.

Para os pesquisadores, a descoberta pode estar ligada a um hormônio chamado vasopressina. É ele que sinaliza aos rins para manter líquidos no corpo, e não eliminá-los na forma de urina.

Porém, isso acontece apenas nos ciclos mais tardios do sono. E se você acorda antes do tempo dito saudável, a vasopressina não faz o seu papel totalmente, prejudicando seu sistema de hidratação. O resultado é o que você já conhece: um dia de muito cansaço,confusão mental e dor de cabeça!

Ninguém imaginava que esses problemas poderiam ser causados por um quadro de desidratação, não é mesmo? Então, sua primeira medida é dormir pelo menos 8 horas, o que vai ajudar na hidratação e nos outros benefícios de um bom sono que já conhecemos.

E caso, por algum motivo, você tenha uma má noite de sono, não descuide de beber muito líquido no dia seguinte. Certamente irá se hidratar um pouco mais, minimizando alguns desses sintomas desagradáveis.

Durma bem e tenha uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *