Prevenção

Dormir com Luz no Quarto Aumenta Risco de Obesidade em Mulheres

Esta é uma situação que você conhece e vivencia todos os dias… No seu smartphone, na sua TV, no seu computador, lá está ela: a luz artificial. Ficamos expostos a ela o dia todo, e como já comentei antes, isso traz consequências desfavoráveis.

Nosso corpo, naturalmente, evoluiu para ficar desperto durante o dia, em contato com a luz solar. E na ausência dela, ou seja, de noite, para descansar com um sono reparador.

Mas hoje, o que acontece? Fficamos dentro de escritórios durante o dia – quando, naturalmente, devíamos estar mais expostos ao sol – e no período noturno ficamos ainda expostos a alguma fonte de luz artificial, confundindo nosso organismo e gerando redução das horas de sono.

Mas e se eu dissesse que elas atrapalham até mesmo quando você já está dormindo? Parece estranho, mas é isso mesmo!

Luz artificial durante o sono

A luz azul artificial não compromete apenas o seu sono por causa da desregulação do ciclo claro-escuro. Dormir com alguma luz acesa por perto também traz problemas, em especial para as mulheres.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos avaliou questionários de 43.722 mulheres sobre a qualidade de seu sono. Elas precisavam responder se dormiam ou não próximas a alguma fonte de luz, como televisões ligadas no quarto.

Eles concluíram que aquelas que dormiam com luz acesa ou perto de equipamentos ligados tinham 17% de ganharem 5 kg extras do que aquelas que dormiam em quartos totalmente escuros. Muita coisa, não é mesmo?

Então, se você, como muita gente, acha que está precisando “perder uns 5 kg”, fique de olho no seu sono. Além de mudar sua alimentação e fazer mais exercícios físicos, lembre-se de dormir no escuro. É uma condição fundamental para um sono reparador e manutenção de um peso saudável. Bons sonhos e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • https://www.drrondo.com/luz-azul-artificial/
  • Park YMM, White AJ, Jackson CL, Weinberg CR, Sandler DP. 2019. Association of exposure to artificial light at night while sleeping with risk of obesity in women. JAMA Intern Med; doi: 10.1001/jamainternmed.2019.0571 [Online 10 June 2019].
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *