Bem-Estar

Dormindo Mal? Que tal um Banho?

Se você tem dificuldades para dormir, já deve ter ouvido um milhão de sugestões para tentar resolver o problema. Algumas complicadas, outras que colocam você na rota de remédios cheios de efeitos colaterais… Mas e se um simples banho pudesse lhe trazer bons sonhos?

Vendo que as pesquisas que relacionam o banho antes de dormir à qualidade do sono apresentavam diversos resultados diferentes, um grupo de pesquisadores decidiu investigar as hipóteses.

Eles fizeram uma meta-análise gigantesca nos dados de 5.322 estudos sobre o assunto, extraindo informações como:

  • Latência do início do sono – o período de tempo necessário para realizar a transição da vigília total para o sono;
  • Tempo total de sono;
  • Eficiência do sono – a quantidade de tempo gasto dormindo em relação à quantidade total de tempo gasto na cama destinada ao sono;
  • Qualidade subjetiva do sono.

As conclusões foram que:

  • Tomar banho entre 1 e 2 horas antes de dormir fez com que os voluntários das pesquisas adormecessem em média 10 minutos antes;
  • A temperatura ideal da água do banho deveria ser entre 40 e 42º C.

Portanto, se você enfrenta problemas para dormir, esta é uma ideia interessante e, o melhor, totalmente natural!

Além do banho: outras dicas naturais para melhorar o seu sono

  1. Melatonina: um indutor de sono comprovado. Os estudos sugerem doses de 3 mg a 5 mg. O ideal é na forma sublingual, pois via oral ela se decompõe no fígado e não entra em sua corrente sanguínea.
  2. Ashwagandha (Withania somnifera): fitoterápico, ergogênico, usado há 6.000 anos pela medicina Ayurvedica. A literatura sugere 300 mg a 500 mg duas vezes ao dia para induzir suavemente um sono reparador.
  3. Vitamina B1: Melhora os padrões de sono, além de aumentar a circulação cerebral. As melhores fontes alimentares são as carnes de órgãos de animais a pasto, ervilhas, feijão e sementes de girassol.
  4. Glicina: aminoácido que pode recuperar o seu sono reparador, além de lhe dar uma pele clara, firme e brilhante, com aspecto bem rejuvenescido. Uma pesquisa indicou que voluntários que a usaram dormiram melhor, acordaram sem fadiga e com mais clareza mental.

Pronto, agora você não tem desculpas para dormir mal. Tome um banho quente ou pense em algumas dessas alternativas… E relaxe! Um bom sono reparador é fundamental para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *