Especiais

7 Sinais de Distúrbios Alimentares em Adolescentes

A adolescência é um período turbulento da vida de qualquer pessoa. As mudanças hormonais provocam uma verdadeira montanha russa física e emocional, e os pais precisam ficar atentos aos filhos. Muitas vezes, as inseguranças e questões da idade se traduzem em distúrbios alimentares.

Geralmente relacionados à aparência física, mas também podendo ser estimulados por outros fatores, os mais comuns em adolescentes são a bulimia e a anorexia, ambos muito perigosos.

Segundo a Dra. Mary Tantillo, especialista em distúrbios alimentares da Rochester University, nos EUA, há alguns sinais que você pode observar para descobrir se o adolescente está passando por isso. Veja abaixo.

1 – Insegurança com o corpo

Esse é um dos primeiros sinais de distúrbios alimentares em adolescentes. Eles costumam comentar ou reclamar frequentemente sobre seu peso ou sua aparência, falando sobre necessidade de perda de peso. (É importante lembrar que há casos em que há distúrbios mesmo sem essa insegurança).

2 – Preocupação excessiva e medos relativos à comida

Se o adolescente evita comer na frente de outras pessoas, mesmo dos amigos ou da família, pode ser um sinal de alerta. Outros fatores a serem observados são a perda de interesse na comida e contagem excessiva de calorias e peso dos alimentos.

3 – Rituais para comer

Alguns adolescentes com distúrbios alimentares criam rituais ao comer, como picar excessivamente os alimentos ou remexê-los para dar a impressão de que estão se alimentando corretamente, enquanto na verdade estão evitando a comida.

4 – Mudanças físicas

Fique atento para flutuações de peso frequentes, perda de cabelos, ressecamento da pele e aumento pelos faciais ou corporais.

5 – Mudanças fisiológicas

Mudanças no sono, cansaço e aumento da sensibilidade ao frio podem ser outros sinais de distúrbios alimentares. No caso das mulheres, podem ocorrer alterações ou até interrupção dos ciclos menstruais.

6 – Comer secretamente

Se os alimentos estão “desaparecendo” da sua casa, eles podem estar sendo consumidos secretamente. Embalagens escondidas também indicam esse hábito, que está ligado a distúrbios alimentares.

7 – Isolamento

Se o adolescente tem deixado de passar tempo com os amigos, e principalmente comer na presença deles, pode ser um sinal de distúrbios. Fique atento também para mudanças de humor, principalmente depois das refeições.

Se alguns desses sinais forem apresentados, converse com o adolescente e procure ajuda profissional. Distúrbios alimentares são muito prejudiciais à saúde e podem até acarretar problemas mais graves. Cuide de quem você ama!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *