Bem-Estar

Dificuldades para Pegar no Sono? Que tal Listar as Tarefas de Amanhã?

Nossa vida atribulada, cheia de afazeres diários, costuma nos tirar o sono. Quando você coloca a cabeça no travesseiro e começa a pensar em tudo o que precisa fazer no dia seguinte ou que ficou pendente, já sabe o resultado. Dormir vira uma verdadeira luta!

Pensando nisso, pesquisadores da Baylor University, nos Estados Unidos, reuniram alguns voluntários atarefados para analisar a questão. Sua hipótese era de que se essas pessoas “descarregassem” suas preocupações com atividades por fazer em listas, teriam um melhor sono.

Então, eles fizeram um experimento. Os participantes passaram uma noite no laboratório, onde foram divididos em dois grupos. Antes de dormir, eles tiveram 5 minutos para produzir uma lista de afazeres. Metade deveria escrever as atividades já concluídas, enquanto os outros fariam uma lista de tarefas ainda a fazer.

O que os resultados mostraram

Segundo o estudo, os participantes que escreveram as listas de atividades a fazer relataram ter dormido mais rapidamente do que os outros voluntários. E mais: quanto mais detalhadamente os itens da lista especificavam as atividades, mais rápido eles caíam no sono!

Os pesquisadores comentam que trata-se ainda de um estudo pequeno. Eles acreditam que novas pesquisas com mais participantes e levando em conta outros dados de saúde podem trazer novidades ainda mais interessantes.

Mas caso você seja uma dessas pessoas muito ocupadas que vivem rolando na cama enquanto pensam no dia seguinte, vale a pena tentar. Principalmente por se tratar de uma medida simples e que não envolve o uso de medicações para dormir.

E se isso não funcionar, fique calmo. Em outro post fiz uma lista de dicas naturais que podem ajudar o seu sono. Para conferir é só clicar aqui. Bons sonhos e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Michael K. Scullin, Madison L. Krueger, Hannah K. Ballard, Natalya Pruett, Donald L. Bliwise. The effects of bedtime writing on difficulty falling asleep: A polysomnographic study comparing to-do lists and completed activity lists.. Journal of Experimental Psychology: General, 2018; 147 (1): 139 DOI: 10.1037/xge0000374
  • https://www.drrondo.com/dorme-remedios-como-restaurar-sono-natural/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *