Dieta

Dieta Cetogênica X Dieta Atkins – Qual é Melhor?

Estamos vivendo um momento de resgate de uma forma de se alimentar que já vem dos nossos ancestrais, e que foi usada clinicamente pela primeira vez como um tratamento para a epilepsia na década de 1920, depois redesenhada pelo Dr. Atkins com grande sucesso. Tanto é que num longo estudo comparou-se a dieta “saudável” americana e a dieta do Dr. Atkins. O resultado foi muito claro:

A dieta Dr. Atkins era mais saudável do que a dieta clássica americana.

Na sequência, a ciência mostrou que a restrição calórica é a forma científica comprovada pela qual se consegue retardar o envelhecimento, pela redução da geração de radicais livres.

Com isso, tivemos um período na década de 90 que se usou muito essa estratégia, mas era mais difícil de ser seguida, pois não se limitavam as proporções de macro nutrientes, proteína, carboidrato e gordura.

Há poucos anos, os estudos têm mostrado que a dieta com jejum prolongado (já falei dele aqui)  , induzindo cetose, é altamente eficiente, tanto é que isso tem motivado bastante a comunidade científica com abundância de estudos confirmando seus benefícios em diversas áreas da saúde.

Na verdade, nossa compreensão de por que esses tipos de dietas podem ter benefícios tão profundos ainda é pouca, mas ainda está evoluindo.

Com isso, naturalmente há muitos equívocos que giram em torno delas.

Portanto, o conceito de uma dieta baixa em carboidratos não é tão novo assim…

Dieta Atkins X Dieta Cetogênica (Jejum prolongado)

Muitas pessoas me perguntam qual a diferença entre essas dietas.

Na realidade, esses dois estilos de alimentação são muito semelhantes. Existem, no entanto, alguns pequenos detalhes que as tornam drasticamente diferentes entre si.

O que é a Dieta Atkins

O cardiologista americano Dr. Robert Atkins, na década de 1970, foi pioneiro nesse raciocínio.

Ele enfatizou um estilo de comer que era pobre em açúcar e carboidratos (pelo menos por um período de tempo) com a maioria das calorias provenientes de gorduras e proteínas.

A dieta de Atkins cresceu em popularidade, já que muitas pessoas relataram rápida perda de peso e aumento de energia devido ao corte de carboidratos de suas dietas.

Geralmente essa dieta é em fases, que exigem uma ligeira variação nas práticas alimentares, girando em torno da quantidade de carboidratos que você pode comer em um dia.

A dieta de Atkins consiste em 4 fases

Fase 1

Consiste em uma ingestão de carboidratos muito baixa, até 25 gramas por dia. Com isso haverá uma queda na glicose no sangue, o que eventualmente sinaliza ao corpo para queimar gordura como fonte de energia (cetose).

Nesse período, haverá também uma rápida perda de água corporal retida, seguida de perda de gordura.

Fase 2

Aumenta-se os carboidratos diários até 50 gramas. Você começa adicionando 5 gramas por dia enquanto monitora seu peso de perto. Isto serve para ajudá-lo a encontrar um limiar de carboidratos, onde você pode continuar a perder peso.

Fase 3

Os valores dos carboidratos diários chegam até 80 gramas. Para isso, você adiciona até 10 carboidratos no período de uma semana. Então, continua a monitorar seu peso para ver se atinge um limite em que começa a recuperar o peso.

Fase 4

É quando você atinge o peso desejado e equilibra a ingestão de carboidratos em um nível que não promove ganho de peso adicional. Esta é a fase de manutenção em que você permanece pelo resto de sua vida se continuar seguindo os planos do Dr. Atkins.

Benefícios da Atkins

A dieta de Atkins fornece vários benefícios como:

  • Os maiores benefícios de uma dieta baixa em carboidratos vêm da queima de gordura como fonte primária de energia, em vez de açúcar.
  • Perda de peso.
  • Prevenção e Tratamento da Diabetes Tipo II – Estabilização do açúcar no sangue.
  • Níveis de colesterol balanceados.
  • Redução de risco de Desordens Neurológicas (especialmente quando combinado com antioxidantes e óleos de peixe).
  • Melhoria na Síndrome Metabólica.

Ajustes necessários

Nessa dieta, a ênfase dada na ingestão de vegetais é bastante baixa.

É aconselhável aumentar o consumo de vegetais, pois estes contêm valiosas vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que você não obterá de outros alimentos.

Quanto às proteínas, deveria haver um limite de ingesta, pois os estudos atuais mostram que o excesso compromete o equilíbrio da enzima mTOR, que está ligada ao câncer.

Além disso, depois de uma certa quantidade de proteína, esta se transforma em açúcar através da gliconeogênese, comprometendo o emagrecimento. Sobre a quantidade adequada de proteínas, veja este outro artigo.

O que é Dieta cetogênica

A dieta cetogênica tem como objetivo específico de colocar o corpo no estado de queima de gordura, enfatizando uma alta ingestão de gorduras e apenas quantidades moderadas de proteína.

É projetada para ajudá-lo a mudar seu metabolismo e queimar gordura a longo prazo, promovendo:

  • mais energia
  • melhor função mental
  • regeneração celular e ação antienvelhecimento
  • estimula a regulação positiva das mitocôndrias dentro das células, melhorando as funções anteriores
  • melhora a função imunológica

Diferenças entre as duas dietas

As duas dietas são semelhantes, o que muda é que na do Dr. Atkins se sugere um aumento de carboidratos até o limite de equilíbrio para não engordar.

Na dieta cetogênica também se usa baixas quantidades de carboidratos e não se altera essa concentração, o que mantém a cetose por mais tempo.

No caso da Atkins, com o aumento da ingesta de carboidratos, o período de cetose vai sendo cada vez mais reduzido.

Ambas as dietas tem ação anti-inflamatória e menos oxidativas.

É aconselhável, tanto em uma quanto na outra, uma ingesta importante de fibras, pela riqueza de nutrientes e pelo efeito no transito intestinal.

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link

Dieta Cetogênica X Dieta Atkins - Qual é Melhor?