Dieta

Dieta Cetogênica: O Que É? Como Funciona?

Cada vez mais pessoas têm se interessado pela dieta cetogênica, e não é para menos! Ela é uma excelente forma de emagrecer e, principalmente, ter mais saúde. Mas, afinal, o que é essa dieta?

A alimentação do mundo moderno é muito baseada nos carboidratos. Esse consumo exagerado causa picos de insulina, o que faz com que você precise comer novamente. É daí que vem o conselho de comer várias pequenas refeições por dia ou “comer de 3 em 3 horas”, que como eu já disse aqui, não faz sentido e está totalmente errado.

A cetose, pelo contrário, é quando o seu corpo passa a utilizar as gorduras como principal fonte de energia. Basicamente, acontece quando não se come mais que 10% de calorias provenientes de carboidratos, 20% de proteína e os 70% restantes só de gordura.

Essa é a forma como o homem primitivo se alimentava: ele comia muita gordura natural boa, e por isso podia passar por longos períodos de jejum. É isso que você deve fazer!

Dieta cetogênica e jejum

A primeira coisa é saber que trata-se de um processo. Você não muda totalmente para a dieta cetogênica de uma hora pra outra.

Uma boa dica é começar pulando o café da manhã. Vá aos poucos tomando café cada vez mais tarde, até o momento em que poderá pulá-lo, apenas almoçando (expliquei mais sobre isso em um vídeo no meu canal do Youtube. Clique aqui para ver) .

Quando conseguir, vai notar benefícios como:

  • Normalização da sua sensibilidade à insulina;
  • Normalização dos níveis de grelina, o hormônio da fome;
  • Mais produção do hormônio do crescimento;
  • Redução de triglicérides;
  • Redução de inflamação;
  • Diminuição de pressão arterial, e frequência cardíaca;
  • Melhora da função imunológica;
  • Emagrecimento e reduz a gordura corpórea;
  • Diminuição do ritmo do envelhecimento.

Mas, atenção! Você só conseguirá fazer o jejum prolongado se sua alimentação for baseada nas gorduras naturais boas, como óleo de coco, manteiga, banha de porco, etc…

Essa dieta cetogênica é que vai garantir que seu organismo fique nutrido e saciado por mais tempo. Aproveite e confira as receitas cetogênicas aqui do site para começar. Faça essa revolução na sua alimentação e tenha uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER
close-link