Bem-Estar

6 Dicas Fantásticas para Turbinar sua Memória

Você anda se esquecendo das coisas? No seu estudo ou trabalho precisa ter uma boa memória? Seja em qualquer situação, lembrar-se do necessário é fundamental para viver bem. E se você puder fazer algo para melhorar essa capacidade natural, melhor ainda!

Confira abaixo algumas dicas que certamente vão turbinar a sua memória.

1 – Açafrão-da-terra

O açafrão é um tempero que contém um poderoso antioxidante e anti-inflamatório chamado curcumina. Pesquisas mostram que consumi-lo melhora a memória funcional, e como bônus, ainda reduz o risco de declínio cognitivo e até mesmo de Alzheimer.

2 – Gingko biloba

Outro vegetal com boa ação para a memória é o gingko biloba. Graças à sua ação antioxidante, ele age nas células cerebrais e do sistema nervoso. Por isso é indicado para casos de insuficiência cerebral, cujos sintomas são perda da memória recente – como no mal de Alzheimer.

3 – Champagne

É isso mesmo que você leu… Algumas pesquisas mostram indícios de que o champagne melhora a memória. Pesquisadores deram champagne a ratos que precisavam se lembrar do caminho dentro de um labirinto. Aqueles que consumiram a bebida – o que seria equivalente a 1 taça para pessoas – se lembravam melhor do caminho.

Ainda não há testes desse tipo com seres humanos, mas já se sabe que os compostos fenólicos presentes na bebida melhoram a flexibilidades dos vasos sanguíneos, o que está associado à redução de pressão arterial e saúde cardíaca.

4 – Ômega 3

Você sabia que seu cérebro e 60% de gordura? E 40% disso é composto de ômega 3 – um tipo específico chamado ácido docosahexaenóico (DHA)? Por isso ele age combatendo o encolhimento do cérebro e a perda de memória. Nosso corpo não produz o DHA, e por isso você precisa ingeri-lo por meio dos alimentos e suplementos de ômega 3.

Lembre-se de usar de fontes animais, em especial o óleo de krill, uma pequena espécie marinha, que vive menos e por isso tem menos chance de estar contaminada pela poluição oceânica.

5 – Pratique exercícios

Exercitar-se ajuda a melhorar seus mecanismos naturais de reparação tecidual, o que inclui o crescimento de novas células cerebrais. Além disso, a atividade física auxilia na produção de componentes que protegem seus nervos, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e o desenvolvimento dos neurônios. Essa ação conjunta promove uma melhora geral da sua memória.

6 – Leia mais

Ler aumenta a atividade da função cerebral, melhorando a memória e reduzindo o declínio cognitivo causado pela chegada da idade. Segundo pesquisas, esse declínio cognitivo é 32% menor em pessoas que praticam algum exercício para o cérebro, como a leitura.

Então, se você quer ter uma memória brilhante, siga os passos acima. Certamente se recordará dos bons momentos e terá um dia a dia mais produtivo e saudável. Aproveite!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *