Dieta

Dia de Folga da Dieta Keto? Cuidado!

Felizmente, cada vez mais pessoas têm se conscientizado dos benefícios da dieta keto. Nessa dieta, você prioriza gorduras naturais boas, consome proteínas moderadamente, boa quantidade de vegetais folhosos e praticamente zero carboidratos.

Mas muitas pessoas, quando estão numa dieta – seja ela a keto ou outras –  não resistem e acabam deixando a disciplina de lado. Elas tiram um “dia de folga” na qual consomem alimentos que não estão em acordo com a determinada dieta que fazem.

Alguns chamam isso também de “dia do lixo” e até adotam essa prática com frequência. Mas, no caso da dieta cetogênica / keto, será que é uma boa ideia?

Dia do lixo e dieta keto… Melhor evitar!

Para responder à pergunta, pesquisadores da Universidade de Columbia Britânica, no Canadá, deram a voluntários uma bebida com 75 g de glicose. Este “drink açucarado” foi tomado antes e também depois de uma dieta similar à keto feita por 7 dias.

Nós estávamos originalmente procurando por coisas como uma resposta inflamatória ou redução da tolerância à glicose no sangue. O que descobrimos foram biomarcadores no sangue, sugerindo que as paredes dos vasos estavam sendo danificadas pelo súbito aumento de glicose.” comenta Cody Durrer, principal autor do estudo.

Os autores afirmam ainda que são necessários mais estudos para que se possa comprovar as descobertas. Ainda assim, o conselho deles é claro: um dia do lixo na dieta cetogênica pode atrapalhar seus resultados e ainda trazer riscos para sua saúde.

A título de comparação, a quantidade de açúcares fornecidos aos voluntários – 75 g – é a equivalente a uma garrafa grande de refrigerante ou um prato de batatas fritas. Algo que não é tão difícil de ser consumido para aqueles que exageram no tal dia do lixo.

Então, se você faz uma dieta cetogênica, pense nisso. Aliás, com uma dieta na qual se pode e deve comer alimentos saborosos como bacon, ovos e manteiga, dificilmente sente-se com vontade de mudar a alimentação. Pois é! Você pode comer com prazer sem sair da dieta!

Agora está na hora de conhecer um pouco mais sobre a dieta keto. Clique aqui e aproveite!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *