Destruindo mitos sobre a testosterona

Alguns mitos são difíceis de morrer.

Um exemplo é o que ocorre com a testosterona, acusada por muitos de comprometer a próstata e gerar problemas cardíacos. Essa lenda boba preocupa milhões de homens sobre um tratamento que traz vários benefícios, como aumentar a energia, melhorar a performance sexual, além de ajudar a perder alguns quilos. Se você ainda tem dúvidas, fique sabendo que os cientistas já destruíram o mito que dizia que a terapia com testosterona poderia causar câncer de próstata e doenças cardíacas.

Veja esses dois estudos:

Os cientistas da Universidade do Texas, em Houston, realizaram uma exaustiva análise em 90 diferentes ensaios de saúde de próstata em homens que usaram terapia com testosterona. O estudo incluía até mesmo homens com uma história de câncer de próstata e homens que apresentavam risco elevado da doença. A conclusão: não havia correlação nenhuma entre o tratamento com testosterona e o crescimento de tumores.

No mesmo caminho, os cientistas da Universidade do Texas, em Galveston, avaliaram se a terapia com testosterona poderia causar algum coágulo sanguíneo, especialmente em pernas e pulmões. Os pesquisadores avaliaram estudos em 30 mil homens de meia idade, e NÃO encontraram nenhuma evidência de que testosterona pudesse causar algum coágulo.

Isso não me causa surpresa, pois comento sempre com os meus pacientes sobre esse mito em relação à terapia com testosterona. Na verdade, o que causou essa falsa impressão em relação a essa suplementação em homens se baseou em estudos incompletos de 1940, que não seriam publicados nos dias atuais.

Mas deixo um alerta: deve-se sempre usar a terapia de reposição hormonal bio-idêntica, que é a que copia a natureza, usando moléculas já encontradas no nosso corpo, e em concentrações que o nosso sistema produziria normalmente. É seguro, natural, e ajuda o homem a se sentir mais jovem e mais vibrante.

[divider]

• Testosterone replacement therapy and prostate cancer risk (hcplive.com)
  • Study sees no link between testosterone therapy and blood clots (nem.nih.gov)