Descoberto Porque o Estresse Deixa os seus Cabelos Brancos!

Sempre se ouviu falar que o estresse deixava as pessoas de cabelos brancos. Por muito tempo, se teve dúvida se isso realmente acontecia ou se era uma espécie de crendice popular. Mais recentemente, muitos estudos vêm sendo conduzidos a fim de comprovar a questão.

Entre vários fatores, eles enumeram deficiência de vitaminas, alterações hormonais, doenças autoimunes e o estresse como causadores do embranquecimento. Nesse último caso, ainda faltava descobrir como de fato ocorria. Ou seja, embora já houvesse essa correlação, ainda era preciso identificar o porquê. Mas somente até agora…

Como o estresse deixa os seus cabelos brancos

Pesquisas anteriores já traziam a suspeita de que as células-tronco seriam as responsáveis pelos cabelos brancos. Agora, pesquisadores de Harvard conseguiram uma confirmação.

Eles avaliaram alguns ratos que eram expostos ao estresse, e foram eliminando hipóteses sobre porque o estresse os deixou de pelos brancos. Não eram os níveis de cortisol nem nenhum ataque ao sistema imunológico… A resposta estava nas células-tronco que existem no folículo piloso.

Quando o cabelo naturalmente cresce e se regenera, essas células-tronco se convertem em células produtoras de pigmentos, dando cor aos cabelos. O que os pesquisadores descobriram é que quando temos estresse em excesso, os nervos que chegam a cada folículo piloso liberam nos mesmos uma carga de noradrenalina.

Como resultado, todas as células-tronco se transformam em células de pigmentação, simplesmente esgotando o seu estoque natural de cor para o cabelo! A partir daí, os cabelos brancos tornam-se uma realidade definitiva. Interessante, não é mesmo?

Muito além da saúde capilar

A pesquisa traz alguns desdobramentos importantes, conforme comenta Isaac Chiu, professor assistente de imunologia na Harvard Medical School:

 “Com este estudo, sabemos agora que os neurônios podem controlar as células-tronco e suas funções, além de explicar como eles interagem nos níveis celular e molecular para vincular o estresse ao envelhecimento dos cabelos. Ao entender exatamente como o estresse afeta as células-tronco que regeneram o pigmento, lançamos as bases para entender como o estresse afeta outros tecidos e órgãos do corpo”.

De fato, o estresse contínuo da nossa vida moderna é um problema não só para os cabelos, mas para sua saúde de forma geral. É hora de buscar alternativas para minimizar esse estresse. Assim, só se tem a ganhar! E se você quiser conhecer algumas dicas para prevenir os cabelos brancos, basta clicar aqui e ver um post especial sobre o assunto. Há certos nutrientes e vitaminas que são ótimos para esses casos. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • https://drrondo.com/cabelos-brancos-como-evitar/
  • Nature, 2020; DOI: 10.1038/s41586-020-1935-3
  • Int J Trichology. 2015 Jul-Sep;7(3):91-4
  • Arch Dermatol. 1986 Aug;122(8):896-9
  • J Am Acad Dermatol. 2015 Feb;72(2):321-7
  • Biol Trace Elem Res. 2012 April;146(1):30-4
  • FASEB J. 2009 Jul;23(7):2065-75
  • Natural Living Ideas September 8, 2016
  • Health November 7, 2016
  • Biol Trace Elem Res. 2012 April;146(1):30-4
  • Journal of Aging Research 2011 Article ID 807108
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >