Deficiência de Vitamina D Prejudica os Músculos dos Idosos

Você deve estar acostumado a ouvir que a vitamina D é importante para os ossos. Afinal de contas, seu corpo precisa dela para enviar o cálcio até eles, numa relação importante e necessária. Mas você sabia que os músculos também são beneficiados com essa vitamina?

Um estudo feito na Irlanda analisou a ação dessa vitamina na saúde muscular dos idosos. Eles observaram os dados de mais de 4100 pessoas acima dos 60 anos e compararam sua atividade e força muscular com os níveis da vitamina.

Concluiu-se que:

  1. Idosos com deficiência de vitamina D tinham força muscular 2 vezes menor do que aqueles com os níveis adequados.
  2. O comprometimento da performance muscular era 3 vezes maior naqueles com deficiência da vitamina.
  3. Reverter a deficiência em vitamina D pode ajudar na prevenção de doenças ósseas e proteção dos músculos esqueléticos, que tendem a ser prejudicados com o avanço da idade.

Mantendo bons níveis de vitamina D

A melhor forma de obter essa vitamina é também a mais natural: tomando sol. Mas há alguns tabus com relação a essa atividade simples, pois muitos ainda acreditam que você deve usar filtros solares o tempo todo, algo que não é o adequado.

Veja as melhores dicas para aproveitar o sol e aumentar a vitamina:

  • Exposição ocasional só do rosto e mãos não é suficiente: é necessário expor grandes porções de sua pele ao sol.
  • O melhor momento para estar no sol para a produção de vitamina D é entre as 10h e as 15h, ao contrário do que você está acostumado ouvir. Nesse horário é quando há maior incidência de raios UVB, que permitem a produção da vitamina.
  • O tempo adequado de exposição é o suficiente para que sua pele fique com o tom mais róseo. Depende do seu tipo de pele: pode levar alguns minutos para quem tem pele muito clara, mas na imensa maioria dos casos se chega a esse tom com cerca de 20 minutos.
  • Proteja as áreas mais frágeis como ao redor dos olhos e do rosto, por terem a pele mais fina do que outras áreas do corpo. Trata-se de uma superfície relativamente pequena, portanto, não contribuirá muito para a produção de vitamina D. Nestas áreas procure usar um protetor solar seguro, além de um chapéu para que mantenha seus olhos na sombra.

Se for continuar ao sol após esses 20 minutos, aí sim é indicado “se esconder”. Use camisas de mangas longas, boné ou chapéu, além de um protetor adequado – confira aqui como escolher o filtro ideal. Em qualquer idade, lembre-se que o sol é seu amigo quando aproveitado da forma certa. Supersaúde!

Além disso, a pesquisa novamente confirma algo bem conhecido: a associação de exercícios é importante para a manutenção da força muscular na terceira idade. Agregando-se a níveis adequados da vitamina, os benefícios são ainda maiores!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link