Infantil

Crianças que Crescem perto da Natureza se tornam Adultos com Melhor Saúde Mental

Já comentei anteriormente por aqui sobre o quanto as pessoas se sentem mais vivas em contato com a natureza. Nessa pesquisa em conjunto entre cientistas da Alemanha, Estados Unidos e Canadá eles concluíram que aqueles que passam algum tempo diário ao ar livre sentem-se com mais vitalidade e energia.

Agora, uma nova pesquisa fala mais especificamente sobre o bem-estar e saúde mental das crianças. E isso está relacionado com o verde das árvores! Ficou curioso? Então veja isto…

Natureza e saúde mental das crianças

Uma pesquisa feita na Dinamarca analisou como o contato dos pequenos com a natureza ajudava em seu desenvolvimento. Para isso, eles usaram dados de satélite sobre a presença de áreas verdes próximas a casa de crianças entre os anos de 1985 a 2013.

Então, esses dados foram comparados com o risco de desenvolvimento de 16 tipos diferentes de distúrbios mentais – não só nas crianças, mas nos estágios posteriores de suas vidas.

Os resultados foram simplesmente impressionantes… Crianças que cresceram rodeadas por mais áreas verdes tiveram 55% menos risco de desenvolver algum tipo de distúrbio mental.

“Nossos dados são únicos. Tivemos a oportunidade de usar uma enorme quantidade de dados de registros dinamarqueses de, entre outras coisas, diagnósticos de localização e doenças residenciais e compará-los com imagens de satélite revelando a extensão do espaço verde ao redor de cada indivíduo durante o crescimento.” comenta a Dra. Kristine Engemann, que comandou o estudo.

Acredita-se que um dos motivos para isso é que em locais com mais áreas de natureza, onde há mais verde, há maior coesão social entre as pessoas, e que estas também acabam praticando mais atividades físicas. Esses fatores juntos podem ajudar a fazer a diferença no desenvolvimento infantil.

A Dra Engemann comenta ainda que o tempo de exposição das crianças também interfere nessa qualidade de saúde mental:

“O risco de desenvolver um transtorno mental diminui de forma incremental quanto mais tempo você estiver cercado por espaços verdes desde o nascimento até os 10 anos de idade. O espaço verde durante toda a infância é, portanto, extremamente importante.”

Já sabíamos da importância do contato com a natureza… Mas essa novidade reforça ainda mais a questão! Tenha isso em mente na hora de decisões sobre a criação dos seus filhos. É mais uma dica de Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • https://www.drrondo.com/contato-com-natureza-faz-voce-se-sentir-mais-vivo/
  • Being surrounded by green space in childhood may improve mental health of adults. Eurekalert.org. 25 feb. 2019.
  • Journal of Environmental Psychology. Volume 30, Issue 2, June 2010, Pages 159-168
  • Nature Boosts Self-Evaluation of Vitality. Scientific American. 8. Jun. 2010
  • Natural Vitality. Healt Central. June. 2010.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *