Infantil

Crianças Acima do Peso podem ter Problemas Respiratórios no Futuro

Nunca as crianças estiveram tão em risco como na sociedade moderna. Assim como todos nós, elas estão expostas a um ambiente totalmente poluído – interna e externamente – e à alimentação inadequada. Isso tem causado uma verdadeira epidemia de crianças acima do peso!

Com isso, como você deve saber, vem um caminhão de problemas. Cada vez mais cresce em jovens e crianças, junto com a obesidade, doenças cardíacas, colesterol elevado, pressão alta, problemas gastrointestinais e diabetes.

E além dos evidentes problemas de autoestima que as crianças acima do peso podem ter de enfrentar, pesquisas mais recentes têm descoberto ainda mais ligações entre obesidade infantil e outras doenças.

Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que 1 milhão de crianças podem ter asma por estarem acima do peso ou obesas. E 10% dos casos poderiam ter sido totalmente evitados se seus pais a mantivessem no peso correto!

Mais problemas respiratórios para crianças acima do peso

Agora, uma nova pesquisa encontra evidências não só de que crianças que pesam adequadamente tem menos problemas respiratórios… Mas quanto mais “em forma” estão, menores esses riscos.

Pesquisadores espanhóis acabam de publicar um artigo em que concluem que crianças e adolescentes que tem menos gordura e mais massa muscular têm melhores funções pulmonares. Eles conseguem ter maior aproveitamento na quantidade de ar que podem respirar.

O caso dos meninos, especificamente, é ainda mais delicado. O estudo concluiu que aqueles com maior quantidade de gordura tem pior capacidade pulmonar.

Segundo Judith Garcia-Aymerich, uma das pesquisadoras:

“Estratégias de saúde pública que promovem estilos devida saudáveis podem melhorar a função pulmonar e reduzir a morbidade respiratória na vida adulta. Essas estratégias devem visar não apenas reduzir o peso corporal, mas também reduzir a gordura e aumentar a massa muscular”.

Então, proteja suas crianças. Ajude os pequenos a criarem hábitos alimentares saudáveis, fuja dos fast food e sempre indique que pratiquem atividades físicas. Os resultados benéficos são para a vida inteira!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *