Alimentação

Couve: a Incrível Fonte de Proteínas e Muito Mais

Se existisse uma lista com os melhores vegetais que você pode consumir, certamente ela seria um dos primeiros colocados, e com louvores! Estou falando da couve, uma verdadeira maravilha em forma de alimento!

Sua história remonta aos gregos e romanos, que já a cultivavam. Depois, seu consumo se espalhou pela Europa e mais tarde chegou à América.

A couve é um daqueles vegetais crucíferos, também chamados vegetais verde-escuros, que tem inúmeros benefícios para nossa saúde. Veja agora tudo o que ela contém.

Vitaminas e minerais

A couve possui altíssimas concentrações de vitamina K, A e C, além de luteína e zeaxantina, duas substâncias incríveis para a saúde da visão. Também está repleta de minerais como ferro, magnésio e principalmente o cálcio: ela contém mais cálcio por grama do que o leite integral.

Além disso, possui ômega 3 e ômega 6, ácidos graxos essências que seu corpo não produz e devem ser adquiridos na alimentação. Lembrando que outras fontes importantes são os peixes selvagens de águas frias.

Couve e proteínas

Sempre comento como as proteínas de origem animal são as melhores e mais completas, principalmente aquelas vindas de animais criados a pasto. Mas se ainda assim você optar pelas fontes vegetais, deve considerar seriamente colocar a couve na sua alimentação.

Ela contém os 9 aminoácidos necessários para a formação de proteínas, além de outros 9 aminoácidos essenciais. Para você ter uma ideia, a relação carboidrato/proteína da couve é 3:1, o que é incrível em se tratando de um vegetal.

Outros benefícios da couve

  • Possui Indole 3 Carbinol, que ajuda a reparar o DNA e reduz risco de cânceres como o de mama, próstata e cólon.
  • Apresenta alta atividade antioxidante.
  • Age como estimulante imunológico.
  • Ajuda a regular a coagulação sanguínea.
  • Protege contra doença cardíaca e derrame.
  • Auxilia o combate de doenças autoimunes, como Lúpus e Artrite reumatóide.

E então, está pronto para colocar a couve na sua alimentação diária? Além das saladas ou refogada, uma boa pedida é usá-la em smoothies verdes, que concentram todos os benefícios e são mais práticas. Confira as receitas na sessão exclusiva aqui do site e tenha uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Livro Muito Além dos Superalimentos: Mude sua Vida com Supernutrientes
  • Am J Clin Nutr. 2002 Sep;76(3):560-8.
  • Br J Cancer. 2003 Oct 6;89(7):1255-9.
  • Cancer Causes Control. 1999 Feb;10(1):71-5.
  • Am J Epidemiol. 2007 Jun 15;165(12):1364-71. Epub 2007 Mar 16.
  • Arch Intern Med. 1995 Feb 27;155(4):381-6.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link